Bilhete Único SP: onde comprar

Criado em 2004 para integrar os serviços públicos de transporte na região metropolitana de São Paulo – ônibus, trens e metrô –, o Bilhete Único, uma espécie de cartão inteligente recarregável, pode ser adquirido em vários pontos diferentes. Com ele, é possível fazer até quatro viagens, dentro de um período de três horas, pagando uma tarifa reduzida. Saiba onde encontrar o Bilhete Único.

O Bilhete Único existe em São Paulo desde 2004 (Foto: divulgação)

Bilhete Único SP: onde comprar

A SPTrans (São Paulo Transporte) é a autarquia municipal que gere os ônibus do transporte público na cidade de São Paulo. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) cuida dos trens que transportam os passageiros na Grande São Paulo, assim como o metrô de São Paulo está interligado a ela e também abrange a região metropolitana da capital paulista. Todos esses meios de transporte aceitam o Bilhete Único.

Quem necessita comprar Bilhete Único pode fazê-lo na loja virtual da SPTrans, em uma suas três lojas físicas (Augusta, Santa Cecília e Santo Amaro), em um dos 40 postos autorizados (que resolvem inclusive problemas como bloqueio, restituição e emissão de segunda via) e nos mais de 10 mil pontos de venda da SPTrans, presentes em lotéricas, bancas de jornal, farmácias e padarias, por exemplo. A primeira carga deve ser de, pelo menos, cinco tarifas.

Um dos postos de recarga do Bilhete Único (Foto: divulgação)

Bilhete Único SP: recarga

A recarga do Bilhete Único também pode ser feita em qualquer um dos pontos listados acima e no valor em reais que o cliente desejar. Vale lembrar que existem vários tipos de cartões de Bilhete Único, a saber: comum, estudante, especial (para idosos, obesos, gestantes e pessoas deficientes) e vale-transporte.

Para os idosos, o cartão especial é válido somente para utilização nos ônibus e micro-ônibus da SPTrans. No caso das gestantes e dos obesos também. Já para as pessoas deficientes não há restrição: SPTrans, CPTM e metrô aceitam esse tipo de cartão.

Confira aqui outras particularidades quanto ao uso do Bilhete Único especial.

Veja aqui como obter o Bilhete Único de estudante e como conferir o saldo de seu Bilhete Único.

Terminal de atendimento do Bilhete Único em uma estação de metrô (Foto: divulgação)

Reply