Bilhete único estudante

Os estudantes estão entre os beneficiários do sistema Bilhete Único em São Paulo

Um dos grandes problemas na vida dos estudantes é o custo do transporte entre a sua casa e a escola. Em muitos casos, os alunos precisam pegar duas ou mais linhas de ônibus para fazer o trajeto de ida para a escola, e se for somado o trajeto de volta, o valor fica bastante alto, ainda mais que a conta total deve ser multiplicada pelos cinco dias de aula na semana.

No final do mês, o valor pago somente com o transporte acaba pesando bastante no orçamento familiar, fazendo com que, muitas vezes, o estudante acabe abandonando a escola ou faltando demais às aulas. Para amenizar um pouco a situação, a SPTrans, empresa que faz a gestão do transporte público da cidade de São Paulo, tem o programa Bilhete Único Estudante.

Quais os benefícios?

Eles pagam tarifas mais baratas nos ônibus e metrô da capital paulista

O programa beneficia os estudantes da capital paulista, que pagam tarifa reduzida nos ônibus urbanos da cidade e nos sistemas do metrô e da CPTM, nos trajetos de ida e volta entre a sua residência e a escola onde estão matriculados. O sistema permite que o beneficiário faça até quatro viagens no período de duas horas, pagando apenas meia tarifa.

Podem ser beneficiados com o bilhete único estudante os alunos dos ensinos fundamental, médio (regular e supletivo) e superior (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado), além dos alunos de cursos técnicos e profissionalizantes da cidade de São Paulo.

Cabe ressaltar que o benefício não é válido para estudantes de cursinhos pré-vestibulares nem para os alunos de cursos não reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Como se cadastrar

O interessado em obter o bilhete único estudante deve estar matriculado em curso regulamentado pelo MEC e morar a uma distância superior a 1 km de distância do local onde estuda. Outro requisito é que no trecho escola-residência deve haver pelo menos uma linha de ônibus municipal, metrô ou CPTM atendendo o percurso.

Cumpridos os requisitos, o aluno deve pedir à escola para que envie os seus dados, no ato da matrícula, à SPTrans. Em seguida, é necessário ligar para o número 156 e conferir se os dados foram aprovados. Depois, o solicitante deve acessar o site da Loja Virtual ou comparecer a um dos postos da SPTrans e pagar o valor do bilhete único estudante, não se esquecendo de levar uma foto 3×4 tirada recentemente.

Cerca de três semanas após o processo, o estudante pode retirar o bilhete estudante SPTrans na sua escola.

Recarga bilhete único

A recarga pode ser feita em vários postos espalhados pela cidade

Para recargar o seu bilhete único estudante, você deve ir a um dos 40 postos autorizados da SPTrans ou a um dos 6.000 postos de venda SPTrans. Os endereços, assim como outras informações a respeito do benefício, você pode obter no site www.sptrans.com.br/bilhete_unico/estudante.aspx.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply