Bienal Do Livro Belo Horizonte

A Bienal do Livro em Minas Gerais é um evento realizado com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar uma variedade de títulos…

Por Isabella Moretti em 12/07/2011

A Bienal do Livro em Minas Gerais é um evento realizado com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar uma variedade de títulos literários aos visitantes. Representa uma das mais importantes manifestações culturais do estado e a cada edição transforma a capital Belo Horizonte num verdadeiro point da literatura.

O incentivo a leitura é um trabalho muito importante para a sociedade, afinal, os livros estão sendo esquecido por grande parte da população. A Bienal é um verdadeiro paraíso para que gosta de ler e também funciona como uma espécie de estímulo para quem deseja criar o hábito ou o gosto pelas palavras escritas. Muitas escolas do estado de Minas Gerais organizam excursões para visitar a Bienal e prestigiar os títulos na mostra.

A organização da Bienal do Livro em Minas fica por conta da Câmera Mineira do Livro e da empresa Fagga. O evento é expressivo no calendário cultural do estado, apresenta novidades literárias e estimula a prática da leitura principalmente entre crianças e jovens que ainda estão buscando contato com livros. Para o mercado livreiro a Bienal do Livro também possui grande importância, já que abre espaço para editoras brasileiras e estrangeiras apresentarem suas obras ao público.

A Bienal que acontece em Minas Gerais oferece a oportunidade para que os leitores conheçam autores novos e nomes já consagrados da literatura. O evento é marcado por grandes encontros e não poupa esforços para incentivar a cultura, tanto na exposição em si como também nas atividades propostas. A Bienal do Livro Belo Horizonte se destaca como um dos principais encontros da literatura brasileira.

O mais interessante da Bienal é que ela busca conquistar leitores de todas as idades com a sua programação. Há um espaço reservado para literatura infanto-juvenil da mesma forma que também há vários títulos voltados para o público adulto. Personalidades culturais marcam presença ao longo dos dias de bienal e tornam a programação ainda mais atraente.

Em sua última edição a Bienal de BH passou por uma ampliação quanto a sua infraestrutura e passou a oferecer novas atrações para agradar toda a família. A programação cultural passou a contar com atividades infantis, café literário, arena poética e circo das letras. Os organizadores já deixam clara a proposta de unir literatura e lazer através de cantorias, brincadeiras e várias oficinas. Os visitantes não se apaixonam simplesmente pelos livros, eles deixam a imaginação falar mais alto ao participar das atrações da Bienal.

Os leitores que procuram ampliar os conhecimentos a respeito de literatura encontram condição na Bienal do Livro por meio das oficinas culturais, sessões de autógrafos e bate-papo com os escritores a respeito da produção literária. Os estandes possuem os principais lançamentos do mercado literário e o público pode comprar os livros com desconto, principalmente as publicações acadêmicas disponibilizadas pelas editoras.

A Bienal do Livro BH 2012 terá um crescimento de 20% e uma programação bem mais diversificada que as edições anteriores. O evento já teve sua data marcada e deverá acontecer entre 18 e 27 de maio de 2012 junto com a Expominas. A terceira Bienal de Minas Gerais vai contar com uma nova atração chamada Livro Encenado, que será responsável por promover representações de clássicos da literatura para entreter o público. O leitor encontrará inúmeras opções de títulos para se aventurar, os escritores poderão aproveitar o espaço para divulgar os seus trabalhos e as editoras aproveitarão a Bienal do Livro 2012 para vender livros em números mais expressivos.

Os preparativos para a Bienal do Livro de Minas já começaram, então não deixe de conferir informações acessando o site oficial do evento.

Top