Biblioteca Mundial Digital Unesco

Criada em 2009, a Biblioteca Digital Mundial da Unesco, agora pode ter seu acervo consultado via internet. Essa iniciativa se deu para que as…

Criada em 2009, a Biblioteca Digital Mundial da Unesco, agora pode ter seu acervo consultado via internet. Essa iniciativa se deu para que as pessoas tenham acesso as informações reunidas no acervo virtual de maneira simples, com um entendimento rápido, além de uma navegação fácil,  disponibilizado no endereço eletrônico montado pela instituição. A formação do conjunto de informações que formam o acervo foi reunida por 32 instituições de vários países.

A Biblioteca Eletrônica  foi dividida por continentes, contendo documentos antigos, mapas, fotografias, pinturas, livros, fotos gravuras e pinturas rupestres. As consultas são inteiramente gratuitas e trazem informações de fontes seguras, dando a oportunidade de estudantes, historiadores, pesquisadores e curiosos aumentarem seus conhecimentos.

São muitas culturas reunidas em um só lugar, desvendadas com apenas um clique. O acervo é apresentado em um formato multilíngue, que torna mais divertido e interativo a navegação. Essa promoção da Unesco tem como objetivo estabelecer um relação entre as culturas diferenciadas presentes, em todo planeta, favorecendo a compreensão dessa culturas  e sua aproximação.

Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural, na rede mundial de computadores, é outro fator determinante na criação da Biblioteca Digital Mundial. Isso possibilita que os educadores de todo o mundo estejam munidos de material, para ministrar suas aulas em um terreno acadêmico. Além disso, o acervo desenvolveu a capacidade de que órgãos e instituições firmem parcerias educacionais e políticas, incentivadas pela união causada pelo acervo.

O portal possui sete opções de linguagem, entre elas, a língua portuguesa, que pode ser escolhida na página inicial da biblioteca. Além disso, a busca de conteúdo pode ser realizada por meio dos períodos, temas ou lugares.

Top