Editorial MDT 12/07/2012 Entretenimento

O betacaroteno é uma substância com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres causadores do envelhecimento precoce. Além disso, consumir alimentos que tenham essa substância também ajuda a evitar doenças cardiovasculares. A cenoura é o vegetal que mais possui essa substância. A cada 100 gramas de cenoura há 4,7 miligramas de betacaroteno. A cor laranja dessa raiz se deve também a presença desse nutriente.

A cenoura: alimento com maior quantidade de betacaroteno (Foto: divulgação)

Consumo ideal

O consumo de betacaroteno ajuda a evitar que a gordura grude nas paredes dos vasos sanguíneos, prevenindo, desta forma, o risco de entupimentos nas artérias, que podem acarretar em derrames e infartos. Outra função dessa substância no organismo é protegê-lo contra o câncer.

A substância que também está presente na rúcula pode prevenir o câncer (Foto: divulgação)

Por outro lado, deve-se ser cuidadoso ao tomar suplementos alimentares que contenham betacaroteno, pois estudos indicam que a ingestão de mais de 30 miligramas por dia estava ligada a um risco maior de danificação das células. O ideal é consumir 4 miligramas diariamente. Como o betacaroteno também se transforma em vitamina A, se o organismo necessitar, ele também ajuda a manter o bronzeado, uma vez que essa vitamina ajuda a formar melanina.

Ótima alternativa para quem deseja manter o bronzeado (Foto: divulgação)

Alimentos que contém betacaroteno

Além da cenoura, outro alimento que possui a substância é a rúcula, cuja coloração verde deve-se a alta presença da clorofila. Dois pires cheios possuem 4,3 miligramas de betacaroteno. A abóbora possui a mesma quantidade do nutriente que a rúcula, já a couve-manteiga por sua vez contém 3,4 miligramas em quatro folhas.

Dez acerolas possuem 2,7 miligramas da substância, enquanto duas flores pequenas de brócolis (ou 100 gramas) possuem 2 miligramas de betacaroteno. Outros alimentos são o melão cantaloupe, a alface lisa, a moranga e a manga. Para prepará-los com o intuito de ampliar a absorção do betacaroteno, cozinhá-los é uma ótima opção, uma vez que a liberação da substância é feita de forma mais fácil quando suas estruturas se rompem devido ao calor.

Leia também: Cenoura: Rica em Betacaroteno

                                   Sucos para auxiliar no bronzeamento: receitas

Outros artigos

Os principais direitos das diaristas

17/10/2011

Os principais direitos das diaristas

Nos últimos anos, colaboradores de vários setores têm conquistado direitos que antes lhes eram negados. Numa dessas categorias está a de empregadas domésticas, tão...

Churrasqueiras de Tijolo a Vista ou Aparente

28/09/2010

Churrasqueiras de Tijolo a Vista ou Aparente

Quando pensamos em construir nossa casa ou até mesmo comprar um apartamento, levamos em consideração muitas vezes o espaço para termos um local adequado para viver, ...

Maquiagem Verão 2012

30/06/2011

Maquiagem Verão 2012

Quando o assunto é maquiagem as mulheres enlouquecem e querem logo saber das novidades que estão chegando no mercado da moda arrecem estamos entrando no inverno e as...