Bernes em cães: o que fazer

Os bernes são larvas de moscas que desenvolvem no tecido subcutâneo dos animais. É muito comum eles aparecerem em pessoas que vivem ou frequentam o campo. A infestação da pele por bernes também é considerada uma miíase, mas ela é diferente da lesão de pele denominada bicheira. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer com bernes em cães.

Fique atento para os sinais de que o cão está com berne. (Foto: divulgação)

Berne

A bicheira ou berne acontece quando várias larvas de mosca se desenvolvem e se alimentam de tecido vivo, formando buracos na pele. O berne não é somente uma larva que se desenvolve no local e ela não se espalha pelo corpo, ficando o tempo todo no mesmo local por onde penetrou.

A mosca que causadora do berne, também chamada de mosca berneira, usando artificio muito interessante para a perpetuação da espécie. Esse inseto vive somente 24 horas. Em período de postura, acontece especialmente no verão e normalmente outra espécie de mosca e nele deposita seus ovos na região abdominal.

Como evitar os bernes

Para evitar os bernes é necessário manter as moscas afastadas. Remova as fezes no cão muitas vezes ao dia, lave diariamente o local onde a urina e o lixo da casa sempre fechado. Muitas gotas de essência de citronela espalhadas pela pelagem também ajudam os cães a evitar que os insetos pousem.

Existem alguns medicamentos que podem ser dados por via oral e ao mesmo tempo em que controlam a infestação de pulgas, impedem o desenvolvimento de larvas e moscas sobre a pele. É importante lembrar que os bernes ocorrem com mais frequência no verão, mas podem surgir em todas as épocas do ano. Portanto, os cuidados com as moscas devem ser contínuos.

É preciso levar o cão ao veterinário para retirar o berne. (Foto: divulgação)

Como tratar os bernes

O ideal é analisar primeiramente o ferimento, geralmente é fácil identificar as feridas causadas por bernes.  O mais indicado é que ao suspeitar da presença de berne no seu cão e leve-o imediatamente para o veterinário.

Existem alguns sprays de cor prateado ou azul que resolvem o problema, ao passá-los normalmente em 2 ou 3 dias você já terá matado o berne, restando somente a parte mais difícil e nojenta, que é a retirada do parasita para fora do corpo do cachorro.

Os bernes em cães podem comprometer a saúde dos mesmos. (Foto: divulgação)

O berne é um parasita que acomete muitos cães. É essencial adotar medidas de prevenção para evitar que as moscas transmitam os vermes para o cão. Os donos de pets devem ter cuidados redobrados no verão, já que eles podem se proliferar. O ideal é consultar o veterinário para avaliar o caso e indicar o tratamento correto.

Reply