Benefícios dos cosméticos a base de mel

Para as pessoas mais experientes, o mel tem como principal função acabar com a gripe ou dores de garganta, mas ele vai muito além. Veja!

A cada dia a ciência descobre funções e benefícios diferentes dos alimentos. Frutas e verduras são estudadas, a fundo, na busca por propriedades benéficas ao organismo humano.

Um produto que apresenta, cada vez mais, benefícios e não é de hoje, é o mel de abelha. Para as pessoas mais experientes, ele tem como principal função acabar com a gripe ou dores de garganta, mas vai muito além. Veja!

Mel

O mel é o resultado de trabalho suado das abelhinhas. A partir do néctar recolhido das flores, são as enzimas digestivas desse insetinho que serão encarregadas do produto final, que depois é armazenado em favos, nas colmeias. As variedades são determinadas conforme a floração, os terrenos de obtenção e técnica de preparação, principalmente, com cores que variam entre branco e castanho.

Tipos de Mel

A variedade é grande e as misturas que se pode fazer também: CIPÓ-UVA, COM PRÓPOLIS E AGRIÃO, EUCALIPTO, DE LARANJEIRA, COM GUACO, POEJO, SILVESTRE, LIMÃO-CRAVO e LÓTUS. Os benefícios são: expectorante, desintoxicante, laxante, limpeza do fígado, descongestionante, anti-inflamatório, diurético, limpeza do sangue e melhora a circulação, tosse, bronquite, calmante, regula o intestino, previne cãibras e distensões musculares.

No caso da versão silvestre, que é a mais pura, a versão mais clara deve ser tomada por crianças e idosos. Já a mais escura é ótimo laxante, tônico energético e estimulante da imunidade.

Pessoas com problemas de diabetes, gestantes, lactantes podem consumir o mel, sob prescrição médica e crianças menores de um ano não devem ingerir.

Mel e Beleza

O mel é muito útil, também, quando o assunto é estética. Ele tem propriedades que dão maciez à pele e aos cabelos e é verdadeiro sucesso entre consumidores do mundo todo. É utilizado em cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos etc., devido às suas propriedades adstringentes e suavizante.

Leia Também:  Bolsas de palha: modelos, dicas

Faça em casa

Além dos produtos que se pode adquirir prontinhos à base de mel, você pode se cuidar em casa.

Creme nutritivo básico: Bata uma clara de ovo e junte duas colheres de sopa de mel e uma colher de chá de azeite de amêndoas doces.

Desmaquilhante para peles secas: Junte duas gotas de azeite essencial de lavanda e duas de rosa, a duas colheres de mel.

Esfoliante iluminador: Misture uma colher de aveia semi-moída com duas de água de rosas, uma colher pequena de açúcar e outra de mel.

Máscara revitalizadora: Faça uma pasta com a polpa de meio abacate, uma colher de iogurte, uma de mel e duas colheres pequenas de menta picada. Mantenha os olhos fechados.

Máscara nutritiva de brilho para o cabelo: Misture duas colheres de mel com duas de vinagre de cidra de maçã e duas de azeite de gérmen de trigo ou de amêndoas doces. Utilize o mel que for necessário. Uma vez aplicada sobre o cabelo, cubra-o com um gorro de banho e com uma toalha quente.

Banho hidratante: Verta na banheira vazia um litro de leite (ou duas taças de leite em pó), uma taça de mel e outra de sal. Encha a banheira com água morna e junte finalmente umas gotas de óleo essencial de tomilho.

Óleo fortificante para as unhas: Misture uma colher pequena de azeite de gérmen de trigo, uma de mel, duas de óleo de rícino e duas de sal com uma gema de ovo. Coloque nas unhas, este preparado, três noites por semana.

Aproveite os benefícios naturais do mel e surpreenda-se!

Top