Combater o câncer, reduzir os níveis de colesterol e baixar o açúcar no sangue. Estes são apenas alguns dos benefícios dos cogumelos para a saúde, sobre os quais vamos comentar na matéria abaixo.
Existem milhares de tipos de cogumelos do reino funghi, de diferentes espécies, em todo o mundo. Mas que apresentam valor culinário e terapêutico são cerca de 50 variedades com relevância, conforme especialistas.
No Brasil, alguns dos cogumelos comestíveis mais populares são o shitake, champignon de Paris, shimeji, cogumelo do sol, cogumelo salmão, cogumelo rei e portobello, cada um com suas características específicas e que podem oferecer vários benefícios para a saúde.
Benefícios dos cogumelos para a saúde
Um dos principais benefícios dos cogumelos é o combate ao câncer. Rico em beta-glucanas, o fungo ajuda a estimular a produção das células “natural killer”, que destroem as células cancerígenas. Essa substância, encontrada principalmente no cogumelo do sol, champignon e shitake, também pode atuar no tratamento da Aids.
Ricos em vitaminas A e C, além de boas fontes de betacaroteno, terpenos e compostos fenólicos, os cogumelos também têm uma interessante ação antioxidante, agindo não só contra diversos tipos de câncer, como também combatendo a artrite reumatoide, arteriosclerose, cirrose e processos degenerativos associados à idade.
Auxiliar no controle da diabetes é outra ação desempenhada pelos cogumelos. Vários deles trazem propriedades hipoglicêmicas, graças às boas quantidades de fibras, polissacarídeos e outros compostos que atuam na diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
Vale destacar ainda a relação dos cogumelos com a redução do colesterol ruim. Alguns dos tipos que têm esse efeito são o shimeji e o oudemansella canarii, ricos em vitamina B3, e o shitake, que traz uma boa dose de fibras.
Outras propriedades terapêuticas dos cogumelos
Os cogumelos também:
– Favorecem o emagrecimento, reduzindo a absorção de gordura e promovendo a saciedade.
– Previnem doenças cardiovasculares.
– Auxiliam no tratamento de lúpus, HPV e hepatite.
– Possuem ação antimicrobiana, combatendo uma série de micro-organismos prejudiciais ao organismo.
– É rico em ácido fólico, que combate a doença de Alzheimer e a má-formação do feto.
– Ajuda no tratamento de doenças da tireoide, pois é rico em substâncias que agem no metabolismo e regulam a produção de determinados hormônios.
Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.