Benefícios dos alimentos fortificados

Cada vez mais, os especialistas vem demonstrando a relevância da alimentação saudável para a manutenção de uma vida saudável. Atualmente, foram descobertas diversas substâncias…

Cada vez mais, os especialistas vem demonstrando a relevância da alimentação saudável para a manutenção de uma vida saudável. Atualmente, foram descobertas diversas substâncias presentes nos alimentos e que mesmo que não sejam nutrientes, possuem efeitos benéficos à saúde. Saiba como os alimentos fortificados trazem benefícios à vida dos indivíduos.

Saiba quais são os alimentos funcionais.

Os aliemntos fortificados trazem grandes benefícios à vida dos indivíduos. (Foto: divulgação)

Sabendo mais sobre os benefícios dos alimentos fortificados

Os alimentos fortificados apresentam substâncias que trazem grandes benefícios ao indivíduo, mesmo que elas não sejam consideradas nutrientes. As vantagens estão relacionadas às ações antioxidantes que trazem como resultado a redução do risco de várias doenças causadas por radicais livres. Vale ressaltar que para o indivíduo obter os efeitos desejados, é ideal associar esse consumo a uma dieta equilibrada e ajustada à necessidade de cada indivíduo.

Saiba mais sobre os alimentos fortificados

Separamos abaixo alguns alimentos fortificados e que trazem benefícios à vida dos indivíduos.

  •  Soja – este alimento possui diversas substâncias em sua composição e que podem contribuir para o efeito sobre a saúde cardiovascular. Isso porque a soja colabora com a redução do LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), prevenindo o risco de doenças cardiovasculares. Vale ressaltar que para obter os benefícios do alimento fortificado, é ideal que o indivíduo consuma em torno de 25 gramas do alimento por dia.

    Saiba mais sobre os alimentos fortificados. (Foto: divulgação)

  •  Aveia – este cereal é rico em beta- D-glucana, um tipo de fibra alimentar. Essa substância é considerada bioativa e auxilia na redução da absorção de colesterol. Além da diminuição das taxas de colesterol, esse alimento tem um efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e na absorção da glicose. Uma grande vantagem para os indivíduos que são portadores de diabetes. Para obter os benefícios, o indivíduo deve ingerir em torno de 40 gramas de farelo de aveia ou de 60 gramas de farinha de aveia por dia.
  • Hortaliças– esses alimentos fornecem diversas proteínas funcionais ao organismo, além de serem ricos em vitaminas, minerais e fibras. Elas são fortificadas com substâncias bioativas, destacando a luteína e a zeaxantina que agem em associação. Ambas protegem a visão contra a ação dos radicais livres, por reduzirem o risco de desenvolvimento da catarata e da degeneração macular.

    A soja é um dos exemplos de alimentos fortificados. (Foto: divulgação)

Os alimentos fortificados trazem grandes benefícios à vida dos indivíduos, em especial quando estão associados a realização de uma dieta saudável. Vale ressaltar que essas substâncias, apesar de não serem nutrientes, trazem grandes vantagens, principalmente por suas ações antioxidantes. Como resultado, previne o indivíduo a desenvolver diversos tipos de patologia, entre elas as cardiovasculares.

Leia Também:  Receita de rolinho primavera

Saiba mais sobre os alimentos fortificados.

Top