Além de ser bastante saboroso, ideal para acompanhar refeições ou apreciar em ocasiões especiais, um bom vinho é um poderoso aliado da saúde. Entretanto, existem vários mitos sobre o assunto, que podem acabar confundindo muitas pessoas. Esclareça as principais dúvidas e conheça os mitos e verdades sobre os benefícios do vinho para a saúde.
Mitos e verdades sobre os benefícios do vinho
- O vinho não faz bem para a saúde
Mito. Os benefícios do vinho para a saúde são comprovados e, dentre todas as bebidas, esta é provavelmente a mais saudável. É importante ressaltar que é possível desfrutar de seus benefícios apenas quando é bebido regularmente, em pequenas quantidades e acompanhando as refeições.
Os benefícios do vinho são resultantes do polifenóis, elementos encontrados naturalmente na casca e semente das uvas. Além de possuir um importante efeito antioxidante, esse elemento funciona como um antibiótico natural e previne a formação de placas de gordura dentro das artérias.
- Vinho tinto é melhor que vinho branco
Verdade. O maior benefício do vinho tinto é devido sua maior concentração de polifenóis, que chega a ser até 10 vezes mais elevada do que no vinho branco. Por via de regra, quanto mais escuro o vinho e as uvas utilizadas para fazer a bebida, maior a quantidade de polifenóis.
- O vinho é benéfico para todo organismo e especialmente para o coração
Verdade. O uso regular de vinho tinto é capaz de diminuir consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, podendo reduzir as mortes por essas causas em até 60%. Entretanto, os benefícios do vinho não se restringem apenas ao coração, e de acordo com estudos sobre o assunto, essa bebida também pode diminuir as chances de desenvolver doenças respiratórias, cerebrais, digestivas, urinárias, hematológicas e endócrinas.
- O álcool presente no vinho não faz mal para a saúde
Mito. Já foram identificadas mais de mil substâncias presentes no vinho, e dentre todas, a única que é reconhecidamente nociva é o álcool. Por isso, apesar do vinho trazer vários benefícios, quantidades exageradas dessa bebida podem ser tóxicas ao organismo, especialmente para o fígado, cérebro e coração.
- O suco de uva não substitui o vinho
Verdade. Apesar do álcool poder ser nocivo quando ingerido em excesso, sua presença no vinho é capaz de fazer com que os polifenóis sejam absorvidos de forma muito mais eficiente. O resultado é um melhor aproveitamento da bebida e, consequentemente, mais benefícios à saúde. Isso não significa que não seja possível usufruir dos vários benefícios do suco de uva, especialmente aqueles que não fazem uso de bebidas alcoólicas.
O vinho é uma bebida deliciosa que, quando consumido em quantidades moderadas regularmente, é capaz de proporcionar vários benefícios, prevenindo uma grande variedade de doenças, que não se restringem apenas ao sistema cardiovascular.