Benefícios do Sorriso para Saúde

“O sorriso é o melhor remédio”: quantas vezes já escutamos esta frase? Provavelmente foram tantas que nem dá para precisar. Esta frase está presente…

“O sorriso é o melhor remédio”: quantas vezes já escutamos esta frase? Provavelmente foram tantas que nem dá para precisar. Esta frase está presente na fala dos mais velhos, das pessoas mais otimistas, escritas nos livros de autoajuda em discursos e conselhos a respeito de se viver bem. E o que parecia ser apenas mais um entre tantos discursos ou conselhos sobre vivência acabou tendo o seu fundo de verdade: rir realmente faz bem a saúde.

Isso mesmo: o ato de rir traz diversos benefícios para o nosso organismo ao liberar diversos neurotransmissores, cujas reações resultam em muito mais do que o nosso bem-estar. Veja só algumas dessas reações.

Redução do risco cardíaco: No momento do riso, nossos batimentos cardíacos podem chegar a 120 pulsações por minuto, e este ritmo acelerado torna a circulação sanguínea mais intensa, aumentando a oxigenação de células, órgãos e tecidos. Algo parecido com um exercício físico, mas que de modo algum o substitui.

Aumenta o bom colesterol e reduz a pressão arterial: As risadas podem elevar níveis de HDL, que é o bom colesterol em nosso sangue, além de dar uma boa aliviada na pressão.

Desestressa e relaxa: Rir reduz os níveis de cortisol e adrenalina, que são hormônios do tão temido estresse e ativa a produção da endorfina: o hormônio tão amado que provoca a sensação do amado e desejado relax. E com a diminuição do estresse, nosso organismo consegue produzir mais células de defesa para proteger nossa saúde.

Fortalece os pulmões: Ao rir, inalamos mais ar, e com essa absorção maior de oxigênio a expiração acaba também ficando mais forte, limpando e fortalecendo os pulmões.

Melhora do processo digestivo: Com a risada, os músculos abdominais são estimulados e estes movimentos são semelhantes a uma massagem no sistema gastrointestinal.

– Combate às rugas: Sorrir é uma bela sessão de ginástica facial: rir movimenta 12 músculos enquanto as gargalhadas movimentam 24, e em uma conversa muito animada esse exercício pode render movimentação para 84 músculos.

E estes foram apenas os benefícios físicos, hein? Vamos agora aos outros.

Que tal o benefício de embelezar o rosto? Não se trata agora da ginástica facial na luta contra as marcas da idade, mas sim um outro tipo de beleza muito além disso. Há de se convir que nada pior do que aquela carranca de mau humor, não é mesmo? Então um sorriso ajuda a embelezar qualquer um. E pense no seguinte: estamos falando de autoestima aqui. Quem não quer ter um pouco mais de confiança em si mesmo? Parece complexo, mas boa parte da solução pode estar bem próxima deste gesto tão simples.

Acima de tudo, rir proporciona alegria. Mais do que a liberação de neurotransmissores que proporcionam nosso próprio bem estar, estamos falando na alegria dos outros. Normalmente um sorriso alivia as tensões de um ambiente muito carregado, e convenhamos que, melhor que levantar o nosso próprio astral, é ajudar no bem estar de outra pessoa.

E você? Já abriu um sorriso hoje?


Top