Benefícios do Shampoo Sem Sal para os Cabelos

Um dos itens que requerem mais preocupação no que diz respeito a aparência sem dúvida é o cabelo. As madeixas são alvo de atenção…

Um dos itens que requerem mais preocupação no que diz respeito a aparência sem dúvida é o cabelo. As madeixas são alvo de atenção por parte de homens e mulheres, não importando o nível de vaidade e hoje em dia é possível ter o cabelo dos sonhos independente daquilo que a natureza tenha lhe dado: liso, cacheado, ondulado, crespo, ruivo, loiro ou castanho… as opções são inúmeras e a única certeza diante desta infinidade é a de que seu cabelo poderá sofrer com a química aplicada mediante tantos tratamentos e necessitará de atenção e cuidados mais específicos: um deles diz respeito ao shampoo escolhido.

Há muita gente falando nas vantagens de usar o shampoo sem sal. As propagandas alardeiam este produto como sendo muito mais benéfico aos fios, mas o problema é que algumas informações dão conta de que o negócio não é bem assim. Para os cabelereiros, os benefícios são reais, portanto indicam o produto para seus clientes mas os químicos não parecem enxergar as coisas por este ângulo e dizem que a ideia de um shampoo sem sal é um mito.

Por que shampoo sem sal é um mito?


Dizer que um shampoo não tem sal é balela. O site Vila Mulher explica que quando um rótulo vem com esta especificação, ele quer dizer que a sua fórmula não tem o cloreto de sódio (sal de cozinha), mas em compensação tem o lauril – também escritos como  lauryl ou laureth – que também é um sal e cuja reação química resulta de qualquer modo em cloreto de sódio.

O sal também tem uma função que não é daquelas que fazem grande diferença no cabelo. Ele é usado como um agente espessante e também para a produção de espuma, além de ser um agente de limpeza para retirar resíduos que outros produtos não conseguem. Shampoos que se afirmam livres de cloreto de sódio usam outros agentes mas que resultam na mesma reação química.

Se você está preocupada, não fique. A verdade é que as concentrações destas substâncias são tão baixas que não são capazes de fazer mal aos fios. Além disso, o sal é solúvel em água doce, portanto no momento do enxague ele não estará mais presente.

Quando usar o shampoo sem sal?


Em circunstancias comuns shampoos com ou sem sal diferem muito dos shampoos comuns, mas dependendo da química presente em seu cabelo eles podem fazer a diferença na escolha.

O site Bolsa de Mulher explica que os cabelereiros concordam que os sem sal geram mais benefícios por limpar com menos intensidade e agressão e são benéficos para cabelos com tintura pois evitam que a cor desbote, mas explica que pelo menos uma vez por semana é indicado usar o shampoo com sal e assim evitar que os fios não acumulem a sujeira do dia-a-dia.

Também é importante ficar de olho no PH do produto. Quanto mais baixo ele for (contendo ou não o sal na fórmula) melhor é para o fio, pois as cutículas dos fios permanecem fechadas. PHs maiores que 7, podem expor os fios ao frizz e ao ressecamento quando usados em excesso. A ideia é que o PH ideal seja algo entre 4,5 e 5,5.

Também é importante saber se o produto atende realmente a necessidade do seu cabelo além ainda de ter os cuidados básicos: usar o condicionador, usar a mesma linha de produtos do shampoo e fazer tratamentos regulares de hidratação, portanto tenha atenção e cuide dos seus cabelos.


Top