Benefícios do pó de guaraná

PUBLICIDADE

O guaraná é um arbusto originário da região amazônica e pode ser encontrado nos países que apresentam esse ecossistema. Usado desde sempre por índios da região e conhecido por apresentar uma grande quantidade de cafeína e uma quantidade considerável de teobromina, o pó de guaraná já é tradicionalmente usado para dar um pique a mais, como um energético natural. Muitas pessoas, inclusive, misturam energéticos industrializados ao pó de guaraná, para conseguir energia extra e dar conta de todas as atividades diárias ou para não perder aquela festa no meio da semana. Como um bom estimulante, o pó de guaraná auxilia na capacidade física e mental, diminuindo o cansaço. Mas consumido em excesso pode acabar provocando insônia.

Além de ser um estimulante natural, aumentando a vitalidade do organismo, estimulando a circulação e a memória e regulando o ritmo cardíaco, o guaraná traz outros benefícios para a saúde. Ele estimula o apetite e serve como um bom diurético. Também age equilibrando o funcionamento gastrointestinal, aliviando algumas toxinas. O pó de guaraná também estimula a renovação celular e elimina o excesso de glicose e de colesterol do organismo, e pode ser usado para minimizar os efeitos da ressaca! O guaraná possui ainda propriedades anticoagulantes e tônicas, que atuam nos músculos, rins, coração e vasos sanguíneos. Ele atua no sistema nervoso central, melhorando a capacidade de concentração e o raciocínio. Em alguns casos, pode até mesmo ser usado para tentar diminuir enxaquecas, indisposições, prisão do ventre e estresses em geral, além de prevenir o envelhecimento precoce! Em outros casos, o pó de guaraná pode ser usado para combater cólicas menstruais e dilatar os brônquios, aliviando crises de asma. Ainda é possível encontrar referências a um poder afrodisíaco que o guaraná possui, mas é sempre importante lembrar que cada pessoa reage de um jeito a determinados estímulos e alimentos. O que pode ser afrodisíaco para alguns pode não ter efeito em outras pessoas. Seguindo essa linha, o guaraná já foi usado até mesmo para auxiliar no combate à depressão.

Em sua composição, o pó de guaraná também nos fornece, além de energia extra, fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, potássio, vitamina A, fósforo e tiamina. Especialistas recomendam que o pó de guaraná seja consumido pela manhã, para não correr o risco de atrapalhar o sono e causar um ciclo vicioso: sem conseguir dormir direito por causa de vestígios do efeito do pó de guaraná, a pessoa pode acabar tomando novamente o produto no outro dia, apresentando novamente esses sintomas durante a noite, não conseguindo mais se livrar disso.

PUBLICIDADE

Normalmente o guaraná em pó é consumido diluído na água ou em algum suco, mas também pode ser acrescentando a shakes diversos. O ideal é uma colher de chá de pó para um copo de água. O guaraná em pó também é vendido em capsulas, podendo ser encontrado em diversas farmácias. Por ser um estimulante muito poderoso, nem todas as pessoas podem consumir pó de guaraná sem algum tipo de restrição: é muito importante conversar com o seu médico e analisar o seu histórico para saber se existe alguma restrição ao consumo de pó de guaraná. Não havendo, descubra a melhor forma para o consumo e aproveite todos esses benefícios!

 

Leia também:

1 comentário

  • estou curtindo muinto

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.