Benefícios do pilates com aparelhos

Benefícios do pilates com aparelhos. O pilates é um exercício aeróbico bastante procurado por muitas pessoas pelos diversos benefícios que proporciona, como combate a…

Por Redacao em 05/11/2014

Benefícios do pilates com aparelhos. O pilates é um exercício aeróbico bastante procurado por muitas pessoas pelos diversos benefícios que proporciona, como combate a dores, prevenção de fraturas osteoporóticas, combate ao stress, melhora da respiração, correção da postura, melhora do desempenho na corrida. Além de trabalhar os músculos e melhorar a  flexibilidade o pilates também melhora a coordenação motora.O método tem como princípios a respiração completa, o acionamento do centro de força (músculos abdominais), a precisão, o controle, a fluidez e a concentração.

Confira: Pilates e seus benefícios para o corpo

Benefícios do pilates com aparelhos - O pilates com aparelho é procurado por pessoas de diversas idades por seus diversos benefícios (Foto: Divulgação)

 Benefícios do pilates com aparelhos

São diversos os benefícios do pilates com aparelhos, além dos já citados os equipamentos nesse exercício ajudam a sentir melhor o posicionamento e a movimentação das diferentes partes do seu corpo. Para quem tem pouca consciência corporal, a utilização dos equipamentos facilita esta percepção de onde e como o corpo se move.  Sem falar do fortalecimento muscular pois nos equipamentos é possível trabalhar com uma resistência maior do que apenas a da gravidade e, com isso, aumentar o grau de resistência para os músculos.

Os exercícios de Pilates são indicados para todas as pessoas de qualquer idade. (Foto: Divulgação)

O pilates com aparelho pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

Diferença entre o pilates com aparelho e pilates no solo

Existem diversas modalidades de pilates, os mais conhecidos são os no solo e com aparelhos. A diferença entre o pilates no solo e o pilates com aparelhos é que na modalidade solo  a execução dos exercícios tendem a ser mais difícil, pois eles exigem força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal.

Leia também: Tendências fitness 2014: aulas que farão sucesso nas academias

Existem diversas modalidades do pilates (Foto: Divulgação)

Na modalidade com aparelhos o praticante conta com a ajuda de molas que facilitam os movimentos. É o mais indicado para quem está começando. O que muda mesmo é o grau de dificuldade, pois o  solo exige mais controle, porque  apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio corpo. E os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento. Já no pilates com aparelhos as molas facilitam o movimento e o equilíbrio. Independente da forma que você escolher para praticar o pilates, saiba que ambas oferecem os mesmos benefícios: melhora do condicionamento físico global, da capacidade cardiorrespiratória, entre muitos outros.

Leia mais: Pilates na gestação: entenda as vantagens

A prática de Pilates pode ajudar a recuperar a força e mobilidade após um trauma, como ossos fraturados e luxação muscular. (Foto: Divulgação)

Como as turmas são reduzidas, o preço do pilates com aparelho costuma ser mais caro. Porém os exercícios feitos nessa modalidade costumam ser mais diversificados e por isso caem com mais dificuldade numa rotina.

Top