Benefícios do ovo para o cérebro e para as grávidas

Os benefícios do ovo para o cérebro e para as grávidas são enormes, pois trata-se de um alimento rico em vitaminas, minerais e proteínas,…

Por Andre em 17/07/2014

Os benefícios do ovo para o cérebro e para as grávidas são enormes, pois trata-se de um alimento rico em vitaminas, minerais e proteínas, além de pouco calórico, que pode ser um importante aliado durante a gravidez, ajudando no desenvolvimento de um cérebro saudável nas crianças.

Benefícios do ovo para o cérebro e para as grávidas (Foto: Divulgação)

Um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, o ovo era considerado, até pouco tempo atrás, um verdadeiro vilão para a saúde, por causa do colesterol. Mas após várias pesquisas, descobriu-se que ele não é responsável por fazer subir os níveis de colesterol.

E as descobertas foram além, dando conta de que, ao contrário do que se imaginava, o ovo pode contribuir para diminuir o colesterol ruim (LDL) e ainda ajudar a elevar o colesterol bom (HDL), graças às gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que possui.

Comer um ovo por dia faz bem à saúde, diz pesquisa

Cuidados com a alimentação durante a gravidez

Benefícios do ovo para o cérebro e para as grávidas

O ovo contém nutrientes importantíssimos para o bom desenvolvimento do feto (Foto: Divulgação)

Entre os benefícios do ovo para as grávidas, vale ressaltar que o alimento é rico em colina, nutriente que auxilia no crescimento do bebê e no desenvolvimento da sua saúde cerebral, prevenindo também possíveis problemas no tubo neural do feto, que elabora a calota craniana e a coluna vertebral da futura criança.

Outro dos benefícios do ovo na gravidez é que o consumo das proteínas presentes nele ajuda a intensificar a produção de células no corpo do bebê. Além disso, os ovos enriquecidos com ômega 3 podem facilitar o desenvolvimento da visão e do cérebro do bebê.

Os benefícios do ovo para o cérebro também estão ligados à colina, pois a substância atua na síntese de fosfolípides, componente importante para o desenvolvimento cerebral e da memória. A mesma colina auxilia ainda na síntese de acetilcolina, neurotransmissor que melhora a concentração e a memória.

E os benefícios do ovo não param por aí, já que a gema é rica em nutrientes como ferro, cálcio, zinco e fósforo, ajudando na formação de hemoglobina, agindo como antioxidante, fortalecendo o cérebro e aumentando a força do sistema imunológico.

As melhores maneiras de consumir o ovo

Para aproveitar todos os benefícios do ovo, a melhor maneira de consumi-lo é cozido (Foto: Divulgação)

A melhor maneira de consumir o ovo e aproveitar todos os seus benefícios é cozido, evitando o acréscimo de gorduras e o aumento de calorias. Consumi-lo na forma de omelete, desde que feito com pouco (ou nenhum) óleo, em uma frigideira antiaderente, é outra boa alternativa.

É bom evitar ingerí-lo cru ou frito com a gema mole, pois assim há maiores riscos de infecções intestinais (principalmente a salmonela).

Top