Benefícios do Ômega 3, 6 e 9

A alimentação é uma ferramenta importantíssima na manutenção do bem-estar. Através da ingestão dos alimentos certos é possível melhorar o funcionamento do organismo, prevenir doenças e ainda melhorar a aparência.

Saber escolher os alimentos certos garante mais saúde.

As gorduras ômega 3, 6 e 9 são alguns exemplos de substâncias capazes de proporcionar benefícios incríveis, atuando principalmente como eliminadores dos radicais livres e renovadores da parede celular. Fique por dentro do assunto, conheça os benefícios do ômega 3, 6 e 9 e saiba por que vale a pena incluir esses nutrientes na dieta.

Benefícios do ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo indispensável para o funcionamento adequado de vários órgãos. Infelizmente o corpo humano é incapaz de produzi-lo e, por isso, todo nutriente necessário é oriundo da alimentação ou suplementação.

Essa gordura é responsável por auxiliar na diminuição dos níveis séricos de LDL, conhecido popularmente como “colesterol ruim”. Em contraposição, estimula o aumento de HDL, responsável por limpar a luz dos vasos e fazer o transporte reverso de gordura para o fígado, a fim de que seja eliminada nas fezes. Outra vantagem desse nutriente é sua propriedade anti-inflamatória, que potencializa sua ação benéfica sobre a parede vascular.

O consumo adequado de ômega 3 também ajuda a manter o cérebro ativo, melhora a concentração e memória e colabora para a saúde mental. Essa gordura pode ser encontrada nos peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha, sardinha e truta), óleos de peixes e sementes ou óleo de linhaça.

Confira a lista de alimentos mais ricos em ômega 3.

Peixes de água fria, como o salmão, são ricos em ômega 3.

Propriedades do ômega 6

Esse tipo de gordura atua principalmente nos processos hormonais e por isso deveria fazer parte do cardápio de toda mulher. O consumo de doses adequadas dessa substância também está relacionado com a produção de células mais saudáveis, resultando em uma aparência mais jovem e bela, além de também fortalecer a fibra capilar. Esse ácido graxo ainda ajuda a prevenir a osteoporose, aumentando a absorção do cálcio.

Pode ser encontrado nos peixes de água quente, ovos, leite, cereais, sementes de abóbora e de girassol, nozes e nos óleos de prímula, linhaça, soja e milho.

O ômega 6 ajuda a conservar uma pele saudável e bonita.

Por que consumir ômega 9

Esse ácido oleico participa na síntese hormonal, sendo bastante indicado para as mulheres que se queixam com os sintomas de TPM. Outra vantagem para o público feminino são as lignanas, um fitoesteroide encontrado abundantemente nos alimentos ricos em ômega 9 e que atua de forma semelhante ao estrógeno endógeno. O ômega 9 ainda ajuda a eliminar as gordurinhas localizadas, pois atua diminuindo os depósitos adiposos e impede a formação de células adiposas, especialmente na região abdominal.

As principais fontes dessa gordura são o azeite de oliva, azeitona, bacalhau, abacate, castanhas e nos óleos de canola, sementes de uva, gergelim, girassol e de palma.

Saiba mais sobre as oleaginosas, que são fontes de ômega 3, 6 e 9.

O ômega 9 auxilia na perda de peso.

Uma alimentação equilibrada ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e previne doenças. Incluir na dieta produtos ricos em ômega 3, 6 e 9 proporciona vários benefícios e é uma atitude que deveria ser adotada, especialmente, por mulheres na perimenopausa.

Reply