Benefícios do óleo de peixe para a saúde

Os peixes são alimentos reconhecidamente saudáveis e que podem contribuir com nutrientes importantíssimos para o adequado funcionamento do organismo. Infelizmente, esse tipo de carne…

Os peixes são alimentos reconhecidamente saudáveis e que podem contribuir com nutrientes importantíssimos para o adequado funcionamento do organismo. Infelizmente, esse tipo de carne não agrada ao paladar de todos e a opção acaba sendo consumir alguns derivados, enriquecidos com os elementos mais importantes. Saiba mais sobre o assunto e conheça os benefícios do óleo de peixe para a saúde.

Conheça os benefícios do ômega 3, 6 e 9.

O peixe é um alimento rico em vários nutrientes importantes para saúde. (Foto: divulgação)

Recomendações da American Heart Association

O consumo de óleo de peixe é capaz de trazer muitos benefícios, especialmente para o sistema cardiovascular. A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda o consumo desse produto várias vezes por semana. De acordo com a publicação na revista Circulation, é indicado:

  • Comer uma variedade de peixe pelo menos duas vezes durante a semana, no caso de pessoas sem nenhum tipo de problema coronariano;
  • Pessoas com coronariopatias comprovada devem comer diariamente 1 grama de EPA (ácido eicosapentanóico) e DHA (ácido decosahexaenóico), substâncias que são encontradas em peixes oleosos e que fazem parte dos ácidos graxos chamados de ômega 3. Também é possível fazer suplementação desses ácidos, desde que seja prescrito por um médico;
  • Pacientes que buscam reduzir o triglicérides devem consumir diariamente suplementos de EPA e DHA em cápsulas.

As cápsulas de óleo de peixe podem ser uma alternativa eficiente. (Foto: divulgação)

Benefícios do consumo do óleo de peixe

Ingerir quantidades adequadas de ômega 3 beneficia todo o organismo e, em especial, o sistema cardiovascular e nervoso central. Procurar orientação médica para repor esse nutriente através da ingestão de cápsulas de óleo de peixe pode resultar nos seguintes benefícios:

  • Sistema nervoso

Aumenta a capacidade de memória e concentração, além de diminuir o risco de depressão e suicídio. De acordo com uma pesquisa realizada em Harvard, níveis deficitários de ômega 3 no sistema nervoso central estavam relacionados à  problemas como depressão, ansiedade, alterações de humor, transtorno bipolar e até mesmo Alzheimer.

  • Sistema cardiovascular

Por ser rico em ômega 3, o óleo de peixe é capaz de prevenir o risco de doenças cardíacas, mantendo o coração funcionando bem e com mais saúde. Outra vantagem é sua capacidade de regular os níveis de colesterol e ainda prevenir a formação de coágulos.

  • Controle de dor

De acordo com estudos sobre o ômega 3, a substância é capaz de auxiliar no controle de dores causadas por processos inflamatórios, como nos casos de artrite reumatoide;

  • Desenvolvimento fetal

O óleo de peixe é benéfico para o desenvolvimento cerebral do feto. O consumo de níveis adequados dessa substância pela gestante está associado à menor risco de TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e maior QI.

Veja a tabela de alimentos ricos em ômega 3.

O ômega 3 é benéfico especialmente para os sistemas cardiovascular e nervoso central. (Foto: divulgação)

O peixe é um alimento bastante saudável, capaz de proporcionar nutrientes importantíssimos para o adequado desenvolvimento físico e intelectual. Como nem sempre é possível ingerir a quantidade necessária desse produto, a solução pode ser a suplementação alimentar com cápsulas de óleo de peixe, capaz de oferecer os mesmos benefícios.


Top