Benefícios do maracujá para saúde

Descubra quais são os benefícios do maracujá para a saúde. Essa fruta de sabor azedo, típica do clima tropical, é muito popular no Brasil.…

Descubra quais são os benefícios do maracujá para a saúde. Essa fruta de sabor azedo, típica do clima tropical, é muito popular no Brasil. Bastante versátil, ela costuma ser usada na preparação de sucos, mousses, sorvetes, bolos, entre tantas outras delícias.

O maracujá é muito mais do que um calmante natural. (Foto Ilustrativa)

O maracujá é muito mais do que um calmante natural. (Foto Ilustrativa)

A fruta amarela e azedinha favorece a saúde porque possui uma série de propriedades nutricionais, incluindo vitaminas do complexo B, potássio, sódio, fósforo, ferro e cálcio. Ela também se destaca como uma poderosa fonte de fibras solúveis, vitamina A e vitamina C.

O uso do maracujá na cozinha não se limita a polpa. Praticamente todas as partes da fruta podem ser reaproveitadas, como é o caso das sementes, das folhas do maracujazeiro e da farinha preparada a partir da casca da fruta.

Benefícios do maracujá para saúde

Veja a seguir quais são os principais benefícios do maracujá para saúde:

Controla diabetes

Alguns estudos já comprovaram que a farinha a base de casca de maracujá controla diabetes. Esse efeito é possível porque alguns componentes do produto natural evitam os picos de insulina no sangue.

Acalma os nervos

Essa história de que maracujá acalma não é um mito. A fruta tem esse poder devido aos alcaloides e flavonoides presentes na sua composição. Essas duas substâncias atuam no sistema nervoso central como tranquilizante. Dessa forma, a pessoa se sente mais calma, dorme melhor e não fica tão vulnerável à ansiedade.

Potente vermífugo

As sementes de maracujá sempre aparecem nos sucos naturais e tantas outras receitas preparadas com a fruta. O que muita gente não sabe é que elas atuam no organismo como um poderoso vermífugo. Só tome cuidado para não exagerar no consumo.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre emagrecimento

Controla o colesterol

A fruta mantém o colesterol controlado. (Foto Ilustrativa)

A fruta mantém o colesterol controlado. (Foto Ilustrativa)

Incluir maracujá no cardápio é uma forma de controlar o colesterol ruim. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Paraíba descobriu que a fruta tem um gel formado por pectina, que diminui a absorção de colesterol ruim pelo organismo. As taxas de triglicérides também se tornam reduzidas.

Ajuda a emagrecer

Se você está querendo emagrecer, então conte com a ajuda do maracujá. A fruta contribui com a perda de peso devido a sua grande quantidade de fibras, que prolonga a sensação de saciedade. Para desfrutar desse efeito emagrecedor, inclua a farinha de maracujá no preparo de sucos e vitaminas.

Melhora a digestão

O suco de maracujá é rico em fibras. (Foto Ilustrativa)

O suco de maracujá é rico em fibras. (Foto Ilustrativa)

As fibras presentes no maracujá facilitam a passagem do bolo alimentar pelo intestino, ou seja, melhoram consideravelmente o trânsito intestinal. A fruta também estimula uma série de bactérias do bem que contribuem com o processo de digestão.

Os benefícios do maracujá para a saúde são muitos, portanto, aproveite a polpa, a casca e as sementes dessa fruta tropical.

 

Top