Benefícios do consumo de pólen de abelhas

O pólen de abelhas pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou terapêuticos, supermercados e farmácias. No interior da embalagem, pequeninos grãos despertam…

O pólen de abelhas pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou terapêuticos, supermercados e farmácias. No interior da embalagem, pequeninos grãos despertam a curiosidade. O que eles são capazes de fazer, pela nossa saúde e bem estar?  O pólen de abelhas é um poderosíssimo complemento nutricional e, quanto mais é estudado, mais propriedades benéficas são descobertas. Saiba mais sobre os benefícios do pólen de abelha.

Os grânulos são formados pelo pólen e a saliva das abelhas (Foto: Divulgação)

Benefícios do pólen de abelhas

Os grãos de pólen possuem alto valor nutricional e, junto com a saliva das abelhas, ficam ainda melhor. Ao entrarem em contato com as partículas do pólen, as abelhas se utilizam de sua saliva, para juntar tais partículas (formando um grânulo) e transportá-lo. Para isso, elas usam vitaminas e enzimas, presentes em sua saliva.

A quantidade de proteínas do pólen de abelhas é muito grande. Dos 22 aminoácidos essenciais que nosso organismo não fabrica (e que são importantíssimos para o corpo, principalmente para a construção de músculos), 18 estão nos grãos de pólen. Portanto, para praticantes de atividades físicas ou para idosos em processo de perda muscular, o pólen é um importante aliado.

O consumo indicado é de uma colher (sopa), por dia (Foto: Divulgação)

Nos grãos de pólen, também são encontradas fontes de gorduras, como os ácidos graxos. Eles são responsáveis por diminuir o colesterol ruim e dar mais energia ao corpo.

Vitaminas como a C e a E, que combatem radicais livres, também estão entre os compostos do pólen. Por isso, ele também é um poderoso antioxidante.

Estudos também encontraram quantidades altas de vitaminas no pólen de abelhas, como a B12 e as vitaminas do Complexo B. A isso equivale dizer que os grânulos ajudam a prevenir cataratas e outros males da visão, além de preservar o sistema nervoso e recuperar tecidos.

Leia Também:  Dicas para escolher brinquedos de crianças até 03 anos

O betacaroteno, que protege e visão e a pele, ao ser transformado em vitamina A no nosso organismo, existe no pólen, numa concentração 20 vezes maior do que a da cenoura, por exemplo.

Mais benefícios e como consumir o pólen

Além disso, o pólen também ajuda a amenizar os efeitos da menopausa, combater a esterilidade ou falta de desejo sexual. Isso porque ele possui hormônios vegetais e sexuais animais (heteroausina e esteroides).

Além disso tudo, o pólen também fortalece os cabelos, melhora o funcionamento dos intestinos, é anti-inflamatório e previne inúmeros tipos de doenças crônicas.

O pólen é um complemento alimentar natural (Foto: Divulgação)

Para consumir pólen de abelhas, uma colher (sopa) diária é suficiente. O indicado é ingerir os grãos em jejum, para um melhor aproveitamento, mastigando-os bem. Mas pode-se, também, misturar os grãozinhos em iogurtes, leite, sucos, cremes, etc.

Ao comprar pólen de abelhas, tenha atenção com as informações do rótulo do produto. Ele deve conter o carimbo do SIF, que é o órgão federal de regulamento e inspeção do comércio dos alimentos.

Top