Benefícios do café para a beleza

São raras as pessoas que não apreciam café. Em todo o mundo, o líquido perfumado, saboroso e estimulante é consumido, diariamente. Em bares, restaurantes…

São raras as pessoas que não apreciam café. Em todo o mundo, o líquido perfumado, saboroso e estimulante é consumido, diariamente. Em bares, restaurantes e todos os outros estabelecimentos, sempre há um cafezinho disponível, seja na versão comum ou na expressa. Nos lares todos também há potinhos reservados, cheios deste pó escuro e cheiroso que, logo pela manhã, é coado e misturado à água fervente, resultando numa fumegante e deliciosa bebida. Ela dá disposição e prepara o cérebro e o corpo para o dia que virá. Não é mito que o café estimule o humor das pessoas. Ele contém substâncias que causam isso, em especial a cafeína. Mas o café também tem sido muito usado, na indústria de cosméticos e em tratamentos estéticos. Conheça alguns benefícios do café para a beleza.

O café contém substâncias que beneficiam o cérebro e a beleza (Foto: Divulgação)

Por que o café é bom para a beleza

O café contém substâncias benéficas a diferentes partes do corpo. Muitos cosméticos que o trazem em sua composição prometem ajudar a tornear o corpo. Alguns deles são feitos à base das sementes da planta e são usados para firmar e definir formas. Segundo especialistas, o café contém antioxidantes poderosos, além de substâncias que ajudam a clarear a pele. Em tratamentos específicos, ele é usado em peelings, além de promover uma esfoliação suave na pele. Dentre os benefícios estéticos do café, estão a regeneração celular, o rejuvenescimento e a revitalização da cútis.

O café pode clarear, esfoliar e rejuvenescer a pele (Foto: Divulgação)

Entretanto, não se pode pensar que o consumo diário de café, de forma comum (ou seja, bebendo-o) irá trazer tais benefícios à pele e ao corpo. Como nosso cafezinho diário passa pelo processo de torrefação, acaba por perder grande quantidade de suas propriedades benéficas à estética. O que permanece, embora em quantidade pequena, é a cafeína, que tem poder estimulante.

Leia Também:  Decoração de Quarto de Casal Pequeno

Outras propriedades do café

Para o cérebro, 3 ou 4 xícaras diárias são suficientes (Foto: Divulgação)

Como se sabe, o café é um estimulante natural. O consumo de 3 ou 4 xícaras diárias do líquido, que é recomendado por estudiosos, ajuda a melhorar a concentração, a memória e o aprendizado. Essa quantidade do café comum equivale a, mais ou menos, 500mg de cafeína – o que já é suficiente. Também há estudos que relacionam o consumo ao combate da depressão e até do Alzheimer. Embora as quantidades sejam menores, o café também possui cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco, que também são favoráveis ao funcionamento do cérebro. Mas é importante lembrar que outros produtos também contém cafeína. Portanto, é preciso dosar o consumo diário, pois a substância pode causar dependência.

Saiba mais sobre o café: Café pode ajudar a diminuir os riscos de câncer na pele

Veja como ele pode causar dependência: Café causa dependência?

Top