Benefícios do amendoim para a saúde

O amendoim é uma leguminosa, parente do feijão e da soja, consumido por cerca de 75% dos brasileiros, seja na forma de acompanhamento para…

O amendoim é uma leguminosa, parente do feijão e da soja, consumido por cerca de 75% dos brasileiros, seja na forma de acompanhamento para a cerveja gelada ou até mesmo como o ingrediente principal do pé de moleque, na festa junina. Apesar de ser um ítem frequente no cardápio de muitas pessoas, a maioria desconhece as qualidades nutricionais dessa semente. Tire algumas dúvidas sobre o assunto e saiba quais são os benefícios do amendoim para a saúde.

O amendoim possui algumas propriedades que são desconhecidas pela maioria das pessoas. (Foto: divulgação)

Pesquisas recentes sobre o amendoim

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria e Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), apesar de ser um produto que agrada ao paladar nacional, a maioria dos brasileiros (63% dos entrevistados) não conhecia as propriedades nutricionais do amendoim. Como se não bastasse, 12% do público errou ao afirmar que essa leguminosa é constituída, basicamente, por gordura e colesterol ruim.

Auxílio na perda de peso

A má fama do amendoim como vilão da boa forma está prestes a mudar. De acordo com as últimas pesquisas sobre o assunto, a realidade parece ser bem diferente. O fato é que apesar de realmente ser bastante calórico, o petisco é capaz de promover a saciedade, pois precisa ser muito bem mastigado, de forma que bloqueia o centro cerebral responsável pela fome e faz com que ela demore mais para aparecer.

Entenda como o amendoim pode ajudar na perda de peso.

O amendoim ajuda a diminuir o colesterol LDL e garante mais saúde cardiovascular. (Foto: divulgação)

Outros pontos positivos são a quantidade de fibras que essa semente apresenta, o que faz com que demore muito mais tempo para ser digerida, além da propriedade de, mesmo depois de ser muito bem mastigado, preservar íntegra boa parte das moléculas de gordura. O resultado é o efeito da saciedade por mais tempo a eliminação e a eliminação de frações de gordura pelas fezes.

Leia Também:  Tratamento contra acne: erros comuns

Benefícios para o coração

O amendoim é benéfico ao sistema cardiovascular, pois contém elementos responsáveis por diminuir a produção de LDL, o colesterol que é prejudicial em quantidades elevadas, prevenindo a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e a ocorrência de problemas como o infarto agudo do miocárdio.

Confira uma deliciosa receita de bolo de amendoim com chocolate.

O amendoim é consumido pela maioria dos brasileiros. (Foto: divulgação)

Além de ser bastante saboroso, o amendoim agrada o paladar dos brasileiros e é um ingrediente utilizado das mais variadas formas. Apesar de ter fama de calórico, os últimos estudos sobre o assunto têm mostrado que esse alimento pode auxiliar na perda de peso. Além disso, a leguminosa ainda é capaz de auxiliar na manutenção da saúde do coração.

Top