Benefícios de Pular Corda

PUBLICIDADE

Pular corda, uma brincadeira inocente de criança que traz inúmeros benefícios ao corpo, com certeza você já deve ter ouvido alguém falar isso não é mesmo? É uma atividade de condicionamento muito usada no boxe pelos atletas para melhorar o equilíbrio e o condicionamento físico, além de perder peso e melhorar o humor também, pois há bem poucos dias atrás os repórteres do Fantástico “Renata Ceribelli e Zeca Camargo” fizeram uma dieta para perder peso e junto fizeram uma maratona de atividades físicas onde havia a atividade de pular corda. Essa não é uma atividade difícil de fazer, é necessário ter um pouco de coordenação e boa vontade, é claro que no inicio vai ser um pouco cansativo fazer vinte minutos, mas depois o corpo vai ficando com melhor condicionamento físico e começa a passar dos vinte minutos.

Veja alguns benefícios de pular corda durante apenas vinte minutos:

– Pular corda por 20 minutos queima cerca de 350 calorias é o mesmo que fazer uma caminhada de quarenta e cinco minutos ou andar de bicicleta,pois as calorias gastas são as mesmas;

– Os saltos ajudam na capacidade dos pulmões e do coração e ajuda a baixar o colesterol no sangue;

PUBLICIDADE

– Os pulos também ajudam a fortalecer os ossos que agem como antídoto contra a osteoporose;

– O sobe e desce continuo ajuda a melhorar o fluxo linfático, pois elimina as toxinas do organismo e diminui as tão temidas celulites;

– Além de priorizar os músculos da coxa, panturrilha e bumbum, o exercício de pular corda também ajuda a exercitar os peitorais, ombros costas e braços. Isso prova que pular corda é um exercício completo e que traz muitos benefícios ao corpo humano.

– Estimula a coordenação motora, deixa com um excelente equilíbrio;

PUBLICIDADE

– Atua como treinamento aeróbico e anaeróbico;

– Define a musculatura das pernas e do abdomem;

PUBLICIDADE

 

Os gordinhos também podem pular corda?

Sim todas as pessoas podem pular corda, mas é claro que cada uma delas deve respeitar os seus limites para evitar lesões, e há vários tipos de saltos com os dois pés, abrindo e fechando os pés, elevando bem os joelhos, em fim cada um pode pular corda da maneira que mais gostar, pois todas são benéficas. Mas se você estiver fora de forma então você deve primeiro consultar um medico para que ele faça uma avaliação por causa da sobrecarga das articulações. Mas você pode também fazer o exercício corretamente tirando os pés do chão apenas para que a corda passe por baixo deles, pois dessa forma você vai diminuir o impacto e o risco de lesão é praticamente nulo. Mas se você não tem pratica deve começar de vagar até que você consiga mais intimidade com o exercício e depois é só seguir o seu ritmo e comemorar os quilos perdidos. Se você fizer esse exercício no mínimo três vezes por semana com duração de quinze a vinte minutos você poderá emagrecer, esse tipo de atividade queima de quinhentas a oitocentas calorias por hora. Pular corda é uma atividade muito divertida, recreativa e o mais importante é que o custo é muito baixo.

 

PUBLICIDADE

Quem deve evitar pular corda

Se você pular corda por quinze minutos equivalerá a uma hora de corrida, da para você ter uma idéia do tamanho do gasto energético que o exercício proporciona. Pular corda deve ser evitado por pessoas com sobrepeso, com baixa força muscular ou baixo nível de condicionamento. Se você tiver algum tipo de problema nos pés, no calcanhar, joelhos ou coluna, pois são para esses locais que o impacto vai ser transferido ou amortecido. Mas tomando os cuidados necessários com certeza você poderá pular corda sem nenhuma complicação.

Para concluir:

Antes de fazer qualquer atividade física é aconselhável procurar um medico para fazer uma avaliação da sua saúde com a finalidade de proteger a sua saúde e se estiver tudo ok é só começar a pular corda e se divertir.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Paradas extraórdinarias, sou atleta e adoro pular corda

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.