Benefícios da vitamina C para a beleza

A vitamina C é um poderoso agente que pode auxiliar na prevenção de muito mais doenças do que simplesmente gripes e resfriados. Seus efeitos…

Por Editorial MDT em 29/01/2012

A vitamina C é ótima para a saúde da pele

A vitamina C é um poderoso agente que pode auxiliar na prevenção de muito mais doenças do que simplesmente gripes e resfriados. Seus efeitos benéficos podem auxiliar no tratamento da catarata, doenças cardiovasculares, osteoartrite, algumas formas de câncer e até mesmo o Mal de Alzheimer! Além disso, estudos recentes mostram que, se a ingestão de vitamina C aumentasse, o índice de doenças degenerativas diminuiria.

Os benefícios dessa poderosa vitamina são tão abrangentes que, além de melhorar o funcionamento do organismo, também é capaz de trazer diversas vantagens estéticas para os indivíduos que ingerem as doses adequadas dessa substância. Conheça seus principais benefícios para beleza.

Cosméticos

Além de ser ingerida na forma tradicional (através da dieta), a vitamina C tem se tornado muito popular na indústria de cosméticos, chegando ao mercado com força total. É uma substância solúvel em água, encontrada em vegetais e frutas cítricas, que, por  possuir uma potente ação contra o envelhecimento precoce, tem ganhado muito prestígio.

Poderoso antioxidante

A forma ativa da vitamina C é o ácido L-ascórbico, que desempenha funções importantíssimas na pele. É um antioxidante muito poderoso, capturando e neutralizando os radicais livres que são responsáveis por causar danos às estruturas celulares. Além disso, é capaz de regenerar a vitamina E, outro antioxidante, para que, juntas, proporcionem eficiência máxima contra os radicais livres.

Podemos encontrar essa vitamina em diversas frutas

 

Ação anti-sinais

A vitamina C atua estimulando a produção de moléculas estáveis de colágeno, que é a proteína mais importante para manutenção da elasticidade e firmeza da pele. Além disso, ainda garante a união entre essas moléculas, proporcionando mais firmeza para a pele.

Proteção contra o sol

Associada ao protetor solar, a forma ativa dessa vitamina, o ácido L-ascórbico, oferece uma proteção muito poderosa contra os raios ultravioleta UVA e UVB, combatendo o surgimento do câncer de pele por inibir mutações induzidas pela radiação solar.

Efeito anti-inflamatório e clareador de manchas

Essa substância ainda é capaz de atuar controlando a resposta inflamatória associada à luz ultravioleta. Para que esse efeito seja eficaz, o produto que contém vitamina C em sua formulação deve ser aplicado na pele logo após a exposição solar. Por atuar na fase inicial da melanogênese, que resulta na formação de melanina (o pigmento que confere coloração à pele), essa vitamina também pode ser usada no processo de despigmentação de manchas.

Cápsulas de vitamina C

É importante lembrar que, infelizmente, a dieta alimentar não é capaz de oferecer a concentração ideal de vitamina C para que possamos usufruir todos seus efeitos benéficos, sendo essencial uma suplementação nutricional. Porém, não é difícil encontrar suplementos vitamínicos de boa qualidade e que se adequem a todos os bolsos. Esse é um investimento que vale a pena.

Top