Benefícios da soja na menopausa

Conheça os Benefícios da soja na menopausa. Menopausa é o nome que damos à última menstruação da mulher, evento ocasionado pela falência dos ovários, caracterizada pela…

Por Redacao em 16/10/2014

Conheça os Benefícios da soja na menopausa. Menopausa é o nome que damos à última menstruação da mulher, evento ocasionado pela falência dos ovários, caracterizada pela interrupção da ovulação e da produção de estrogênio. É um processo inevitável, irreversível e universal para todas as mulheres. A soja é um grão que tem diversos benefícios como redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom e também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea.

Leia também: Menopausa pode causar roncos

Benefícios da soja na menopausa - A menopausa chega repleta de sintomas, porém existem diversos alimentos que podem trazer benefícios nesta etapa da vida, inclusive diminuição dos sintomas (Foto: Divulgação)

Benefícios da soja na menopausa

Uma alimentação adequada reduz sintomas da menopausa. A soja é um grão rico em proteínas cujo cultivo começou na Ásia há mais de cinco mil anos. A planta passou a ser explorada comercialmente no Ocidente apenas na segunda década do século vinte nos Estados Unidos. A soja proporciona diversos benefícios para a saúde.

Os benefícios da soja na menopausa foram comprovados por um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do qual participaram 60 mulheres, divididas em três grupos. Durante 16 dias, o primeiro recebeu um alimento à base de soja, enquanto o segundo utilizou terapia hormonal de baixa dosagem e o terceiro tomou placebo. Quem ingeriu o composto de soja diariamente teve as ondas de calor diminuídas e os problemas musculares e articulares em 40%, além de constatar uma melhora significativa na secura vaginal.

Confira: Dicas para aliviar os sintomas da menopausa

A soja tem benefícios para qualquer pessoa de qualquer idade (Foto: Divulgação)

Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos desaparecerem. Porém, isto só pode ocorrer se os sintomas da paciente forem considerados leves. Além disso temos outros benefícios da soja na menopausa como:

  • Redução do colesterol –  A soja auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e no crescimento dos níveis de HDL, o colesterol bom. Isto ocorre porque o grão é rico em gorduras poli-insaturadas, principalmente o ômega 6.
  • Previne o câncer de mama – O consumo de soja diminui o risco de câncer devido às isoflavonas.
  • Melhora o trânsito intestinal: Por ser rica em fibras, uma porção possui 37% das necessidades diárias deste nutriente, a soja ajuda a melhorar o trânsito intestinal, evitando problemas como a constipação e a prisão de ventre.
  • Protege o pulmão – As isoflavonas que têm uma estrutura química semelhante ao estrógeno e podem ter um efeito anticâncer.

A quantidade recomendada de soja segundo o Ministério da Saúde é de uma concha de soja por dia, o equivalente a cerca de 100 gramas.

Cardápio para menopausa

Tomar alguns cuidados possibilita que a mulher entre na menopausa e tenha qualidade de vida ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

Existem diversas variações da soja, as principais formas em que ela pode ser consumida são como farinha, grão, tofu, óleo e soja texturizada. Confira abaixo uma dica de cardápio para menopausa com soja:

Café da manhã
Coalhada fresca com uma banana picada ou outra fruta e aveia em flocos. Pão de forma Integral com geléia diet ou sem açúcar. Suco de uva sem açúcar.

Lanche da manhã
Uma porção de fruta fresca

Almoço
Salada de folhas verdes com tofu picado, nozes e damasco. Arroz Integral com cenoura ralada. Soja cozida e temperada. Peixe cozido com couve-de-bruxelas. Uma fatia de melão.

Lanche da tarde
Leite de soja light batido com linhaça dourada moída, mamão, couve-verde e castanha-do-pará.

Leia também: Suplementos nutricionais para menopausa

Além de ingerir soja, é indicado reduzir a quantidade de açúcar e sal, não tomar muito café, ingerir bastante fruta e verdura, limitar o consumo de carne (Foto: Divulgação)

Jantar
Sopa de legumes mistos com brócolis. Uma porção pequena de uvas.

Ceia
Chá de erva doce.

Top