Benefícios da serotonina para a saúde Benefícios da serotonina para a saúde

Benefícios da serotonina para a saúde

A serotonina é um neurotransmissor que é liberado no cérebro, pelos neurônios e tem como principal função, manifestar o sentimento de bem estar e…

Por Editorial MDT em 23/09/2013

A serotonina é um neurotransmissor que é liberado no cérebro, pelos neurônios e tem como principal função, manifestar o sentimento de bem estar e alegria ao indivíduo. Além dessas sensações, existem outras vantagens que essa substância pode trazer ao indivíduo. Conheça os benefícios da serotonina para a saúde.

A serotonina ajuda o indivíduo a ter um relaxamento e um sono adequado. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Conheça mais sobre a serotonina

Como foi anteriormente mencionado, a serotonina é um neurotransmissor que é composto pelo aminoácido, conhecido como triptofano. Os altos níveis desse aminoácido no sangue, faz com que o cérebro produza a serotonina, que possui como benefícios o humor, a sensação de felicidade, relaxamento e a boa noite de sono.

A sensação de bem-estar

Para os leigos, a serotonina é vista como o neurotransmissor “feliz”. Quando, por algum motivo, a molécula se torna defeituosa, o indivíduo pode manifestar sinais de depressão e medo. Diante da secreção de níveis adequados de serotonina, os neurônios são banhados por essa substância e ajudam a aumentar a sensação de conforto, contentamento e bem-estar.

Os baixos níveis de serotonina pode levar o indivíduo a apresentar depressão. (Foto: divulgação)

A secreção da serotonina

De acordo com especialistas, o cérebro produz a serotonina quando o organismo necessita. Um sinal de que o corpo está necessitando da produção dessa substância, é o grande consumo de carboidratos. Isso porque os alimentos ricos em carboidratos manifestam a mesma sensação de prazer e felicidades, quando os ingerem. Dessa forma, pode-se afirmar que a serotonina é uma substância essencial para os indivíduos depressivos, pois colabora com a amenização dos sintomas dessa patologia.

Combatendo a sonolência

Além dos benefícios anteriormente citados, a serotonina tem o benefício de combater a sonolência. Através de um estudo realizado no ano de 2010, foi comprovado que os indivíduos que apresentam alterações nos neurônios do cérebro, sofrem com os problemas da insônia.

Melhorando o relaxamento

A serotonina é um hormônio do bem-estar e ainda, colabora com as pessoas a se sentirem mais relaxadas e alegres. Segundo pesquisadores, os baixos níveis de serotonina pode levar os indivíduos a tornarem-se ansiosos. Da mesma forma que a depressão, a ansiedade crônica pode ser tratada com medicamentos que aumentam os níveis de serotonina no cérebro.

A serotonina é considerada o neurotransmissor do bem estar. (Foto: divulgação)

A serotonina é um neurotransmissor que traz diversas vantagens aos indivíduos, incluindo o bem-estar e a alegria. Após conhecer mais sobre os benefícios da serotonina e saber quais os alimentos que podem colaborar com o aumento dos seus níveis, basta adiocioná-los à dieta e colaborar na manutenção dos níveis no organismo.

Top