Benefícios da meditação para saúde

Conheça os benefícios da meditação para saúde! A técnica é capaz de promover a melhora da qualidade de vida. A prática constante é muito…

Por Isabella Moretti em 28/11/2015

Conheça os benefícios da meditação para saúde! A técnica é capaz de promover a melhora da qualidade de vida. A prática constante é muito importante para manter o humor estável e o equilíbrio emocional.

Benefícios da meditação para saúde. (Foto Ilustrativa)

Benefícios da meditação para saúde. (Foto Ilustrativa)

A meditação é uma técnica milenar criada por indianos, o objetivo era conectar-se a si mesmo e encontrar a paz interior.  No ocidente a meditação se popularizou apenas no século XIX, após a divulgação de todos os benefícios que a prática proporciona, não só para a saúde da mente, como também para a saúde do organismo em geral.

Leia também: Exercícios de yoga para perder e tonificar barriga

Benefícios da meditação para saúde

Confira benefícios da meditação para a saúde:

Contribui para a saúde do cérebro

Durante a meditação, o cérebro é submetido a um estado de extremo relaxamento, as ondas cerebrais ligadas a essa sensação e bem estar são ampliadas e isso faz com que o raciocínio se torne mais rápido e coerente. A prática é um exercício para a musculatura cerebral.

Combate o estresse

O relaxamento característico após a meditação acontece devido a fatores hormonais. Ao meditar o individuo se beneficia da sensação de tranquilidade e alguns hormônios são liberados em grande quantidade, como a dopamina e serotonina. Dessa forma, os sentimentos de prazer e bem estar são elevados.

Meditar ajuda a aliviar o estresse. (Foto Ilustrativa)

Meditar ajuda a aliviar o estresse. (Foto Ilustrativa)

Protege o coração

A respiração controlada e a mente livre de pensamentos aleatórios faz da meditação um ótimo remédio para as atividades cardiovasculares. Isso porque, através da prática é possível se livrar da ansiedade, impedindo a manifestação de palpitações, arritmia e taquicardia.

Leia mais: Dicas para praticar a meditação

Reduz sintomas da TPM

O resultado é positivo principalmente em mulheres que sofrem com cólicas fortes, insegurança e ansiedade. Praticar a meditação constantemente ajuda a manter a temperatura corporal ideal, previne dores musculares e garante o equilíbrio emocional. Esses benefícios também são evidentes durante a gestação.

Melhora a qualidade do sono

A técnica ajuda contra a insônia e má qualidade do sono. Os efeitos da meditação são potencializados quando a prática torna-se diária, a sensação de paz e relaxamento passa a ser perceptível durante diversas atividades do dia e como consequência, a agitação durante a noite é reduzida.

Atua contra depressão

A meditação afasta os males da depressão. (Foto Ilustrativa)

A meditação afasta os males da depressão. (Foto Ilustrativa)

A meditação atua como filtro e também organizador de ideias e pensamentos, os adeptos são beneficiados de maneira muito positiva nesse aspecto, pois podem contar com pensamentos mais positivos, sentimento de otimismo, melhora da autoconfiança e também um maior autocontrole.

Leia também: Reiki o que é e como funciona

Agora que você já quais são os benefícios da meditação para saúde, não deixe de praticar essa técnica extremamente saudável. Inicie dedicando aproximadamente cinco minutos do seu dia, à medida que a concentração para a atividade melhorar, aumente o tempo de meditação. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre bem estar.

 

Top