Benefícios da macadâmia: quais são

As macadâmias são oleaginosas que se originaram na Austrália e conquistaram o paladar do mundo todo como nozes mais finas, muito utilizadas na confecção…

As macadâmias são oleaginosas que se originaram na Austrália e conquistaram o paladar do mundo todo como nozes mais finas, muito utilizadas na confecção de docinhos e bolos. Crocante, a macadâmia é conhecida pela delicadeza de seu sabor, mas seu consumo não se deve limitar às ocasiões especiais, uma vez que existem diversos benefícios para o organismo para quem consome macadâmias frequentemente. Assim como as outras nozes, pesquisas mostraram que esses alimentos podem ajudar a diminuir o risco de ter doenças cardíacas e vasculares, além de prevenir inflamações.

A planta têm origem na Austrália, mas já é produzida em outros países (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a macadâmia

Os nutrientes da macadâmia, que é o único vegetal nativo da Austrália reconhecido mundialmente, também são importantes para o organismo. Essa noz é fonte das vitaminas B1, B2, B3 (niacina), B5, B6, B9 (ácido fólico) vitamina E, sais minerais como selênio, cobre, magnésio, cálcio, potássio, ferro e fósforo, além de substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. A composição típica desse alimento é de óleos naturais com concentração de 75%, umidade, 1,5%, carboidratos, 4,7%, proteínas, 9,4% e fibras, 7,7%.

Consumo regular de nozes auxilia a saúde do coração (Foto: divulgação)

Benefícios da macadâmia: quais são

Entre os benefícios da macadâmia também se pode citar o auxílio na diminuição de patologias degenerativas, e a promoção da longevidade. Estudos em uma universidade norte-americana indicaram que em uma alimentação acrescida de macadâmias é possível conseguir uma redução de 6% nas taxas de colesterol. Por outro lado, quem está fazendo regime, deve ser cuidadoso, pois essas oleaginosas são calóricas, em um pacotinho com 100 gramas do produto torrado e com sal representa 647 calorias a mais na dieta.

Dê preferência ao consumo desse alimento sem sal, mas cuidado com as calorias (Foto: divulgação)

Mais benefícios do consumo de macadâmias – com maior produção na Austrália, Havaí e África do Sul, mas também no Brasil – são os mesmos que se aplicam a outros tipos de nozes. E pesquisas indicam que esses alimentos (sem sal) são capazes de auxiliar a diminuição da pressão arterial em hipertensos. As macadâmias também têm fitoquímicos que desempenham papel relevante no metabolismo do corpo.

Continuar Lendo  Protetores para Cabelo no Verão

Leia também: Nozes reduzem riscos de infarto e AVC

Castanhas e Nozes Atuam na Prevenção de Doenças

Top