Benefícios da maçã na gravidez

Reduzir o risco de asmas em bebês é um dos vários benefícios da maçã na gravidez, fruta que não pode ficar de fora do…

Por Andre em 21/11/2016

Reduzir o risco de asmas em bebês é um dos vários benefícios da maçã na gravidez, fruta que não pode ficar de fora do cardápio das gestantes. Ela também ajuda a controlar diabetes e fortalece o sistema imunológico.

Benefícios da maçã na gravidez (Foto Ilustrativa)

Benefícios da maçã na gravidez (Foto Ilustrativa)

Pesquisa realizada por uma universidade americana, há alguns anos, revelou que a maçã reduz o risco de asmas em bebês. O estudo envolveu 2.000 gestantes, que tiveram seus hábitos alimentares avaliados, enquanto estavam grávidas, e ainda acompanhou a saúde das crianças durante cinco anos.

O resultado mostrou que as mães que comeram quatro ou mais maçãs por semana eram menos predispostas a ter um bebê asmático do que as grávidas que ingeriram a fruta menos de uma vez por semana. Acredita-se que isso se deve às propriedades antioxidantes da maçã.

Benefícios da maçã na gravidez

As grávidas que comem muitas maçãs podem ter acesso a vários benefícios (Foto Ilustrativa)

As grávidas que comem muitas maçãs podem ter acesso a vários benefícios (Foto Ilustrativa)

Os benefícios de comer maçã durante a gravidez também incluem a proteção contra uma série de doenças, como a gripe, por exemplo, uma vez que a fruta, tanto em sua versão verde quanto vermelha, é rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, entre outros nutrientes.

Grande fonte de flavonoides e polifenóis, a maçã ajuda a desintoxicar o organismo de uma série de substâncias nocivas, protegendo não só a mãe como também o bebê que está em desenvolvimento.

A maçã previne asma nas crianças (Foto Ilustrativa)

A maçã previne asma nas crianças (Foto Ilustrativa)

Ela previne ainda uma série de infecções, é ótima para a saúde do cérebro e contribui para manter a saúde dos ossos, músculos e sistema nervoso, graças à grande presença de fósforo, cálcio, ferro e magnésio.

Na lista de benefícios da maçã para as grávidas também dá para incluir a prevenção da obesidade, pois a fruta possui poucas calorias e é ótima para aumentar a sensação de saciedade, evitando que a gestante abuse da comida.

Outros benefícios da maçã

A fruta também é ótima para o coração, a pele e os cabelos (Foto Ilustrativa)

A fruta também é ótima para o coração, a pele e os cabelos (Foto Ilustrativa)

Há ainda vários outros benefícios da maçã, que podem ser aproveitados não só pelas gestantes, como também por qualquer pessoa. Algumas das principais vantagens são:

  • Previne intestino preso.
  • É ótima para o trato vocal.
  • Diminui a ansiedade.
  • Evita o entupimento de artérias, graças à pectina e ao potássio, que limpam a gordura na parede arterial.
  • Mantém os dentes brancos e saudáveis.
  • Melhora a aparência da pele, deixando-a mais jovem e saudável.
  • Estimula o crescimento do cabelo.

Vale lembrar que para aproveitar melhor esses e outros benefícios, é recomendável consumir a maçã com casca (lave-a bem e dê preferência às maçãs orgânicas).

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top