Benefícios da gelatina para a saúde: saiba mais

Ela é uma das sobremesas favoritas das crianças, podendo fazer parte de várias receitas, como mousses e pudins. E ainda assim, uma grande aliada…

Ela é uma das sobremesas favoritas das crianças, podendo fazer parte de várias receitas, como mousses e pudins. E ainda assim, uma grande aliada para quem está enfrentando uma dieta. Pode não parecer verdade, mas a gelatina, em toda sua simplicidade, é um dos alimentos mais nutritivos que podem ser encontrados nas prateleiras dos mercados. Saiba mais sobre essa delícia: descubra os benefícios que a gelatina pode trazer para sua saúde.

Colorida e divertida, a gelatina esta evoluíndo de sobremesa para alimento funcional. (Foto: divulgação)

Colágeno, uma das substâncias mais importantes para o corpo humano

A matéria-prima da gelatina é o colágeno, uma proteína animal na maioria das vezes extraída da pele do boi. Após passar por alguns processos químicos, a substância obtida pode ser usada em diversas áreas como na composição da cápsula de medicamentos, por exemplo. Após a adição de corantes e açúcar o resultado é a gelatina a qual o consumidor está habituado.

A primeira vista, seu processo de obtenção pode parecer um tanto quanto estranho. Mas é justamente por sua composição proteica que a gelatina torna-se uma excelente opção para quem procura uma alimentação saudável.

Considerando que o colágeno representa um terço das proteínas do corpo humano, qualquer alimento com altos índices dessa substância possuiria um imenso valor nutricional. E este é exatamente o caso da gelatina. Nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo humano estão presentes a cada colherada desta sobremesa. Além disso, existem diversos pratos que podem ser feitos com ela, como o da receita de gelatina colorida.

Pele, unhas e cabelos bonitos.

A ingesta adequada de proteínas, e o próprio colágeno da gelatina, contribuem para que o corpo produza mais matéria-prima, o que resulta em cabelos mais fortes, com o crescimento acelerado, e unhas mais firmes e uniformes. A pele é beneficiada com a redução da flacidez e celulite, além de adquirir viço e um aspecto mais jovem e saudável. Por isso, é comum a recomendação de porções diárias de gelatina para pessoas que estejam perdendo peso.

Pele elástica e menos rugas graças ao colágeno. (Foto: divulgação)

Poucas calorias que ajudam a emagrecer

Gelatina e dietas costumam andar juntas. Nutricionistas incentivam seu consumo, principalmente das versões diet/light, para aqueles que não conseguem abrir mão de um sabor adocicado ou de alguma sobremesa logo após o jantar. Além disso, ela pode ser uma opção para um lanchinho pouco calórico, e se consumida um pouco antes das refeições, reduz o apetite, contribuindo para a ingesta de uma menor porção dos alimentos. A gelatina traz diversos benefícios a saúde, por isso deve ser consumida com frequência. Uma outra dica é fazer drinques de gelatina para acompanhar as refeições.

Sobremesa rápida, fácil de fazer e para todos os gostos. (Foto: divulgação)

Saborosa, nutritiva e ainda boa aliada na conquista da beleza. Os benefícios para quem consome gelatina são inúmeros, ainda mais quando comparados à rapidez e facilidade para ser feita. Após ler as dicas acima e todas as vantagens contidas neste produto, inclua a gelatina em seu cardápio diário e obtenha os benefícios.

Leia Também:  As tendências de moda mais prejudiciais

Top