Benefícios da Fisioterapia na Terceira Idade

PUBLICIDADE

Com o passar dos anos, o corpo muda, começam a aparecer algumas marcas da idade, o pique já não é mais o mesmo e aí vem a pergunta: o que fazer para se manter ativo e com disposição? Bem, uma boa opção acaba se tornando a fisioterapia. Tal atividade acaba se tornando uma aliada na busca por uma melhor qualidade de vida. A Terceira idade, ou melhor idade como dita por muitos, é apenas mais um passo na história de cada ser humano. Todo o dia de vida são 24h a mais de experiência e sabedoria, então porque não fazer valer a pena todos os momentos?

As dores surgem em todas as fases da vida, mas quanto mais tempo se passa pior fica. É a lei natural das coisas. E a fisioterapia pode entrar em cena para ser um agradável paliativo. Ela pode atuar na prevenção de doenças adquiridas nesta fase da vida, como o enfraquecimento dos ossos, a hipertensão arterial, a diabetes, problemas de coração, entre outros. Além disto, também ajuda na recuperação destes malefícios acima e outros mais, tudo através de programas especializados contando com o auxílio de segmentos da fisioterapia: motora, respiratória e neurológica.

Com a fisioterapia, os pacientes são tratados de forma individual, de acordo com as suas principais dificuldades. O intuito é o de sempre visar a socialização da pessoa, enfatizando a melhora gradual conforme os problemas do corpo. Sem falar que, no momento em que o paciente começa a se cuidar, ele melhora sua autoestima. Esta é uma qualidade primordial para desencadear o bem-estar e toda uma serie de possibilidade que podem ser adquiridas através da busca pela saúde e por formas de reerguer a confiança.

PUBLICIDADE

Envelhecer é uma tarefa dura, mas deve ser realizada com dignidade. Não é porque a pessoa passou para uma nova etapa de sua vida que ela desistiu de lutar, de realizar projetos ou ter objetivos. Por isso, a importância da prevenção e do acompanhamento de médicos e de toda e qualquer possibilidade de melhora da saúde.

Com a fisioterapia, propriamente dita, o que se encontra é uma atividade planeja, estruturada e repetitiva. Tudo para que o corpo se acostume, se adeque e evolua com o passar do tempo. Algo sumamente importante. Desta forma, a probabilidade de haver mais equilíbrio do corpo acaba tornando-se maior. Assim, tarefas do cotidiano não irão acabar se tornando um martírio, tais como lavar louça, subir e descer escadas, pentear os cabelos ou andar por muito tempo.

A utilização ou não de aparelhos acaba indo de encontro as ideias do fisioterapeuta e ao diagnóstico que este passa ao paciente. A eletroterapia utiliza alguns recursos no intuito de auxiliar na diminuição de dor, inflamação, inchaço ou como reforço muscular. Outra possibilidade consiste na verificação da situação da reabilitação pulmonar, este recomendado para pessoas que desejam ter mais disposição para realizar atividades físicas.

A disponibilidade dos fisioterapeutas é um ponto flexível. Alguns atendem em consultório, outros na própria residência do paciente. Indifere o tratamento. O único fator importante é o procedimento de tratar o seu cliente da melhor forma possível, auxiliando da forma mais correta para que ele consiga evoluir e ter uma vida na terceira idade mais plena social, indo de encontro aos seus interesses específicos, sempre pregando disciplina, saúde e cuidados.

São diversos os benefícios da fisioterapia. Como dito anteriormente, o seu corpo voltará a se acostumar com as situações do cotidiano, pois no momento em que há uma carga de exercícios a ser feitos, a musculatura irá reagir de forma positiva. Entretanto, uma parcela dos idosos que procuram esta atividade o fazem por problemas crônicas já detectados.

Por isso, vale o conselho de consultar um médico antes mesmo de dores incomodando. Um exame de rotina nunca é demais, assim como praticar alguma atividade regularmente. Ossos, músculos e outras partes do corpo necessitam ser utilizadas constantemente. Assim problemas de ligamento, ruptura, deslocamento e quedas são diminuídos.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.