Benefícios da etiqueta no trabalho

Você sabe quais são os Benefícios da etiqueta no trabalho? São diversos. Ter etiqueta tanto na vida profissional quanto pessoal só traz maior desenvoltura…

Por Redacao em 29/08/2014

Você sabe quais são os Benefícios da etiqueta no trabalho? São diversos. Ter etiqueta tanto na vida profissional quanto pessoal só traz maior desenvoltura em diversas situações do cotidiano e evita certos momentos embaraçosos ou transtornos desagradáveis. A etiqueta profissional auxilia no relacionamento entre colegas, chefes e subordinados. Contribui para que os profissionais assumam postura de transparência, confiança e naturalidade e que tenham facilidade em lidar com as necessidades e o perfil do cliente.

Confira: Vagas menor aprendiz Rio de Janeiro 2015

Benefícios da etiqueta no trabalho - A etiqueta profissional trás benefícios para todos que estão trabalhando e faz com que seja um ambiente mais amigável e sem constrangimentos (Foto: Divulgação)

Benefícios da etiqueta no trabalho

A etiqueta profissional envolvem uma série de regras fundamentais como pontualidade, espaços adequados para refeição, roupas apropriadas, entre muitas outras dicas valiosas. Pesquisas mostram que mais de um terço das demissões acontecem por causa de comportamento inadequado. Mesmo a etiqueta profissional tendo sua lista de regras, você pode apropriá-las ao seu ambiente de trabalho, por que querendo ou não, cada trabalho tem uma “cultura” diferente e regras particulares.

Leia: Dicas para elaborar um bom currículo 

Tanto o profissional como a empresa recebem benefícios da etiqueta no trabalho. E as regras não são muito complexas, uma das dicas mais faladas são a empatia, a prática de se colocar no lugar do outro. Algo essencial é se autoconhecer, pois não se pode perceber o outro sem antes se autoconhecer.

Ser pontual é a regra mais essencial (Foto: Divulgação)

Ser um bom profissional, que têm conhecimento e competência técnica, é extremamente importante para a permanência no cargo em questão. Contudo, saber relacionar-se de forma adequada é fundamental e pode influenciar na opinião de um gestor quando ele for pensar sobre a promoção de um membro de sua equipe.

Regras de etiqueta profissional

São diversos os Benefícios da etiqueta no trabalho  mas você sabe quais são as regras de etiqueta profissional? Confira as principais:

Veja: Principais carreiras que equilibram vida pessoal com profissional 

Fique por dentro das principais regras de etiqueta profissional (Foto: Divulgação)

  •  Pontualidade é essencial: Evite chegar atrasado em qualquer evento empresarial.
  •  Opte por roupas discretas, neutras.
  •  Preste atenção na conversa, não se distraia; aprenda a ouvir.
  •  Não cruze os braços durante uma conversa.
  •  Observe a forma com que você se senta: não se atire na cadeira (mesmo se estiver cansado); não se sente na beirada da cadeira; ao sentar-se, esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.
  • Procure responder as demandas de trabalho no horário comercial.
  •  Evite erros de português em textos e e-mails.
  •  Use espaços adequados e reservados para fazer as refeições.
  • Mantenha cartões profissionais de visita sempre disponíveis.
  •  Bata na porta, mesmo que esta esteja aberta, e anuncie-se.
  •  Ao entrar na sala, cumprimente a pessoa e sente-se, quando for convidado.
  •  Use o celular da empresa de forma adequada.

Top