A arruda (Ruta graveoleons) é uma planta muito comum da família das rutáceas, é popularmente conhecida como arruda-fedida, arruda-doméstica e arruda de jardins. A planta tem como característica principal seu cheiro forte, provocado pela presença de seu óleo. Possui folhas carnudas, com flores pequenas em tons verde-amarelado, é cultivada em várias regiões do mundo como planta medicinal e comumente é encontrada nos quintais das casas e nos jardins.
Essa planta pode chegar a atingir até um metro de altura e as suas folhas podem ser utilizadas como chá calmantes em forma de infusão. É utilizada desde a Grécia Antiga para afastar o mau-olhado e com o passar dos anos, a Igreja Romana passou a utilizar-se de seu ramo como instrumento para aspergir água-benta nos fiéis.
Conheça mais dos benefícios da arruda para a saúde
- Analgésica (reduz a dor)
- Antiasmática
- Antiepiléptica
- Antiespasmódica
- Anti-helmíntica (elimina vermes)
- Anti-histérica
- Anti-inflamatória
- Antinevrálgica (redução de dores do sistema nervoso)
- Bactericida
- Calmante
- Carminativa (eliminadora de gases intestinais)
- Cicatrizante
Receitas caseiras com arruda
-
Chá para vermes
Ingredientes
150 gramas de arruda fresca
1 litro de água
Modo de preparo
Deixe a água ferver por 20 minutos e adicione as folhas secas de arruda. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba o chá de arruda 02 ou 03 vezes ao dia.
-
Chá para Vômito
Ingredientes
100 gramas de arruda fresca
250 mL de água filtrada
Modo de preparo
Coloque uma chávena de água numa panela e quando ferver apague o fogo e acrescente as folhas de arruda frescas. Deixe descansar por 30 minutos, coe e beba a seguir.
-
Tratamento da conjuntivite
A arruda ainda pode ser utilizada para auxiliar no tratamento da conjuntivite. A dica é amassar as folhas frescas de arruda, acrescentar água filtrada e passar nos olhos embebidos por um chumaço de algodão.
Outras propriedades da arruda
Essa planta é muito utilizada na medicina terapêutica para auxiliar nas dores de cabeça e enxaqueca, pois apresentam em sua composição óleos de undecanona, metilnonilketona e metilheptilketona, substâncias que possuem propriedades calmantes e atuam no alívio das dores e da ansiedade. Seu aroma forte e característico, detestado por muita gente, é considerado um ótimo repelente, por isso a arruda é colocada em portas e janelas para espantar insetos.
Diante desses benefícios, a arruda pode ser utilizada constantemente, lembrado que grávidas não deverão fazer uso da planta, pois possui emenagógicas (que provoca menstruação), que pode induzir ao aborto.