Benefícios da abóbora para saúde e beleza

Descubra quais são os principais benefícios da abóbora para saúde e beleza. Esse alimento é rico em nutrientes, além do que pode servir de…

Descubra quais são os principais benefícios da abóbora para saúde e beleza. Esse alimento é rico em nutrientes, além do que pode servir de ingrediente para o preparo de deliciosas receitas.

A abóbora faz bem para a saúde. (Foto Ilustrativa)

A abóbora faz bem para a saúde. (Foto Ilustrativa)

A abóbora é um alimento muito comum na dieta dos brasileiros. Ela pode ser usada no preparo de sopas, doces, refogados, entre outras delícias. Além de ter um sabor gostoso, a abóbora também tem propriedades nutricionais que beneficiam o corpo, como vitaminas A, B1, B3, fósforo e cálcio.

Nos supermercados, é possível encontrar diferentes tipos de abóbora, como é o caso da paulista, da moranga e da de pescoço. A abóbora cabotiá também se destaca por causa das propriedades nutricionais e por isso é considerada a queridinha dos nutricionistas.

Principais benefícios da abóbora

Veja a seguir quais são os principais benefícios da abóbora para o corpo:

Faz bem para a visão

Alguns estudos já comprovaram que comer abóbora faz bem para os olhos. Esse benefício só é possível porque o vegetal tem grandes quantidades de betacaroteno, uma substância que se transforma em vitamina A no organismo e, com isso, protege a saúde dos olhos.

Melhora a saúde do coração

Você está em busca de alimentos que fazem bem para o coração? Então comece a comer abóbora agora. Esse fruto contribui com a saúde cardíaca porque tem vitamina A e C, magnésio, potássio e fibras.

A abóbora ajuda a emagrecer e a ficar em forma. (Foto Ilustrativa)

A abóbora ajuda a emagrecer e a ficar em forma. (Foto Ilustrativa)

Ajuda a emagrecer

Poucas pessoas sabem, mas a abóbora ajuda a perder peso. Isso acontece porque o alimento tem baixo valor calórico (apenas 20 calorias para 1 colher e meia (sopa). O fruto tem grande quantidade de fibras na composição, portanto, prolonga a sensação de saciedade.

Leia Também:  Mãe troca quimioterapia por uso de maconha em tratamento do filho com câncer

Previne câncer

A abóbora contribui com a prevenção de diversos tipos de câncer porque tem ação antioxidante no organismo. Esse efeito só é possível graças aos carotenoides, pigmentos responsáveis por deixar a cor do fruto laranja. Combata tumores malignos na mama e no cólon comendo abóbora.

A capacidade de prevenir câncer também se destaca como um dos benefícios das sementes de abóbora. Quando consumidas cruas, elas fornecem ao organismo uma generosa quantidade de fitoesteróis, que atuam na prevenção de tumores.

Previne rugas

A abóbora também contribui com a beleza, ao passo que retarda a manifestação do envelhecimento. O fruto é uma fonte de vitamina A, um nutriente que contribui com a renovação celular e tem um poderoso efeito anti-idade.

Faz bem para o humor

Quem sofre de mau-humor deve considerar a ideia de incluir a abóbora ao cardápio. O alimento tem uma generosa quantidade de triptofano, por isso deixa a pessoa bem-humorada e de bem com a vida.

Outros benefícios também estão associados ao consumo de abóbora. Ela melhora a fertilidade feminina, previne osteoporose, ameniza os sintomas da menopausa, fortalece o sistema imunológico, trata os vermes intestinais, melhora a qualidade do sono e reduz a pressão arterial.

Purê de abóbora. (Foto Ilustrativa)

Purê de abóbora. (Foto Ilustrativa)

Receita de abobora fácil e gostosa

Você quer incluir abóbora na sua dieta? Então veja a seguir uma deliciosa receita com esse fruto:

Ingredientes

200g de carne moída
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 colher (sopa) de requeijão
3 cebolas médias, picadas
6 dentes de alho picados
2 envelopes de caldo de galinha
½ abóbora cabotiá sem casca, cortada em cubo

Modo de preparo

1. Inicie receita preparando o purê. Coloque na panela a cebola picada, o alho picado e o caldo de galinha dissolvido, conforme as orientações da embalagem.

Leia Também:  Pessoas mais velhas lidam melhor com o divórcio, diz estudo

2. Junte a abóbora cortada em cubos e deixe cozinhar até amolecer.

3. Quando a abóbora estiver molinha, passe-a no liquidificador, até obter um creme laranja homogêneo. Reserve o purê de abóbora.

4. Numa outra panela, refogue a carne moída descongelada, usando alho, cebola, sal e pimenta-do-reino. Junte o tomate picado e o requeijão.

5. Monte o escondidinho de abóbora em porções individuais. Para isso, providencie tigelas tipo ramequin. Coloque a carne moída refogada no fundo e cubra com uma generoso quantidade de purê de abóbora.

Assista a seguir um vídeo com mais uma receita deliciosa:

E aí? O que achou da receita de escondidinho de abóbora? Tem alguma indicação de receita com esse fruto? Comente.

Top