Bem Cuidadas: Saiba Como Cuidar Das Suas Joias

Mulher e joias: uma combinação perfeita. Parece que o adorno feminino embeleza e realça virtudes na mulher, as joias têm o poder de deixar…

Mulher e joias: uma combinação perfeita. Parece que o adorno feminino embeleza e realça virtudes na mulher, as joias têm o poder de deixar as mulheres com autoestima elevada e instantaneamente com postura de rainhas. É bem verdade que muitas vezes as imitações substituem as verdadeiras peças caríssimas, mas se você tem uma joia em casa, sabe que seu material é específico e elas costumam durar muito, contudo é preciso aprender a cuidar desse tesouro!

Joias são duradouras, mas precisam de sua ajuda!

É verdade que pagar mais caro por joias verdadeiras tem seu benefício quando elas podem durar anos, porém nem a joia mais cara resiste a maus cuidados, elas precisam ser manuseadas com delicadeza e guardadas em local seguro para evitar arranhões, amassados ou perda de alguma pedra preciosa.

Guarde suas peças de valor separadas, nunca juntas em um mesmo porta-joias. O ideal é colocar cada joia em um saquinho daqueles de veludo, evite os sacos plásticos, pois as peças precisam “respirar” e mal guardadas ficam sujeitas à umidade.

Longe dos produtos químicos

Não precisa dizer que o maior inimigo das joias são os produtos químicos (perfumes, cosméticos, sabonetes, cloro da piscina e etc). Eles precisam ficar longe de suas joias, pois a danificam. A tintura de cabelo, por exemplo, pode escurecer a peça, deixando-a feia e o sabonete deixa pequenas camadas na joia, o que a torna opaca. Quem vai manusear termômetro também precisa tomar cuidado, é que nele há mercúrio, substância que em contato com as joias pode causar danos irreparáveis.

Especialmente quem gosta de pérolas precisa redobrar os cuidados, deve usar a joia apenas quando a maquiagem já estiver pronta para sair, evitando que caia sobre as pedras alguma substância indesejada.

Leia Também:  Joias em promoção, onde comprar mais barato

Joias de prata

Quem gosta de prata deve ter mais cuidado ainda. Quando tocada, a peça de prata tende a ficar opaca com o tempo, isso porque nossas mãos têm um óleo natural que ofusca o brilho da joia. Veja aqui como limpar prata com bicarbonato.

Fora do sol

Se puder evitar não deixe as peças expostas ao sol.

Limpando sua joia

Para limpar a sua joia que estava guardada há algum tempo ou mesmo renovar o brilho da peça, uma receita simples e barata pode ajudar você mesmo a fazer:

Opção 1 – Lave a joia com água morna, sabão de coco e utilize uma escova bastante macia para com movimentos leves retirar as impurezas existentes.

Opção 2 – Misture água e bicarbonato de sódio. A sua joia deve ficar de molho por alguns minutos e depois deve ser lavada em água pura.

Se a sua joia estiver escurecendo, fazer a limpeza caseira não vai trazer resultados bons., o ideal é procurar um profissional, o ourives, e solicitar o polimento da peça. Ela vai ficar como nova!

Top