Belo Horizonte e Porto Alegre terão consulado dos Estados Unidos

Élida Santos 10/04/2012 Notícias

Belo Horizonte e Porto Alegre ganharão consulado dos EUA (Foto: Divulgação)

Os Estados Unidos (EUA) vão abrir dois novos consulados no Brasil, sendo que um será na cidade de Belo Horizonte (MG) e outro em Porto Alegre (RS). A informação foi confirmada pelo Consulado dos EUA que fica em São Paulo e também pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que faz parte da comitiva que está em Washington com a presidente Dilma Rousseff.

Atualmente o país já possui quatro consulados norte-americanos nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, Brasília, Recife e São Paulo. A data de inauguração dos novos consulados não foi informada. “A abertura desses dois consulados segue nosso relacionamento que vem se expandindo. Estamos tentando facilitar a retirada de vistos e as viagens, derrubar algumas barreiras que foram criadas, e continuar a promover o contato interpessoal”, afirmou Hillary Clinton em seu discurso.

Dilma e Obama se encontraram nos EUA (Foto: Divulgação)

Em janeiro desse ano, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que devem aumentar a capacidade de processamento de vistos para China e Brasil em 40% até o fim de 2012, como parte de um pacote de estímulo turístico para seu país. Essa medida veio junto com o anúncio de que o Brasil praticará reciprocidade com relação as leis de entrada e saída de brasileiros em outros países, ou seja, as regras para ingresso de brasileiros em outras nações serão seguidas para a entrada desse mesmo povo no Brasil.

Não existe previsões de quando o consulado norte-americano passará a funcionar em Porto Alegre e BH (Foto: Divulgação)

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou na semana passada que a quantidade de vistos para a população brasileira para a entrada no EUA em março de 2012 aumentou 62% com relação ao mesmo período de 2011. Segundo essas informações, foram processadas 115.269 autorizações no último mês. O Rio de Janeiro foi o consulado norte-americano que mais emitiu visto para os Estados unidos (no Brasil) em março desse ano, tendo um aumento de 103% se comparado com o mesmo período de 2011.

Entre janeiro e março deste ano, foram concedidos 296.637 vistos, 56% a mais que em 2012. A cidade maravilhosa também aparece com o maior aumento (106%) no número de vistos para o EUA nos primeiros três meses deste ano: 93.841 vistos. De acordo com as informações, o tempo de espera pelo visto é maior na capital paulista, onde os cidadãos aguardam em média 35 dias pela autorização de entrada nos EUA. Na cidade de Brasília e no Rio de Janeiro, esse tempo é em média de 7 dias, e em Recife chega a 15 dias.

Outros artigos

Nintendo DS Onde Comprar, Preços

04/02/2011

Nintendo DS Onde Comprar, Preços

É um super vídeo-game. Um meio de entretenimento para todas as idades. Assim é o Nintendo DS. Um jogo desenvolvido pela Nintendo, uma das marcas mais conceituada...