Beleza masculina: cuidados com a barba

Beleza masculina: cuidados com a barba

Com a transição da adolescência para fase adulta, o homem sofre algumas alterações hormonais que acaba transformam os garotos em homens. O crescimento de…

Por Editorial MDT em 27/01/2012

É importante aprender a se barbear

Com a transição da adolescência para fase adulta, o homem sofre algumas alterações hormonais que acaba transformam os garotos em homens. O crescimento de pelos no rosto marca a entrada no mundo dos adultos, introduzindo na rotina masculina um hábito novo. Se barbear é um dos atos mais importantes no dia-a-dia do homem moderno, pois proporciona uma boa aparência e sensação de bem estar. Porém, é um processo agressivo para a pele, principalmente se realizado de maneira inadequada ou com produtos de baixa qualidade. Fazer a barba diariamente não é prejudicial, desde que você tome cuidados com a preparação até a finalização com um pós-barba.

Confira algumas dicas importantes para se barbear com o máximo de cuidado possível e minimizar as agressões à pele.

Dicas para um barbear mais saudável

  • A melhor hora para fazer a barba é logo após o banho, pois a pele esta mais macia e com isso diminui-se a ocorrência de cortes;
  • Passar a lâmina no sentido de crescimento do pelo. Evite passar a lâmina contra o crescimento dos pelos, para não provocar inflamações;
  • As pessoas que sofrem com espinhas devem tomar cuidado para não cortar os pontos inflamados e assim acabar espalhando as bactérias presentes na lesão para outras áreas de pele saudável;
  • Após o barbear, enxaguar o rosto com água fria para fechar os poros é de suma importância para evitar sangramentos;
  • Por fim, a utilização de um gel pós-barba sem álcool, para não irritar ou ressecar a pele é fundamental.

É importante ter cuidado para não se cortar ao fazer a barba

Conheça os tipos de lâmina

É importante destacar que existem dois tipos de lâminas:

Aparelhos descartáveis – são jogados fora depois de algumas vezes que são utilizados. Esses aparelhos podem ser encontrados com 1, 2 ou 3 lâminas. São mais baratos e acessíveis, pois possuem um mecanismo inferior, e, portanto, não oferecem o mesmo resultado que os sistemas de barbear. Recomenda-se utilizar apenas uma vez o aparelho descartável.

Sistemas de barbear – são aparelhos que permitem a troca apenas da lâmina, que é vendida separadamente em cartucho, conservando o aparelho. Possuem um sistema mais avançado e proporcionam um barbear mais rente. Podem ser utilizados 3 ou 4 vezes.

Barbeadores elétricos São os mais rápidos e recomendados para quem tem pele sensível e quer evitar cortes ou irritação com as lâminas. Eles diminuem a agressão porque não deixam cortes e lesões em peles que apresentam foliculite. O único inconveniente é o fato da maioria dos aparelhos disponíveis no mercado não cortarem os fios que são muito grossos, como a lâmina é capaz de fazer.

Tipos diferentes de lâminas para barbear

Outra dica importantíssima para uma boa aparência é deixar a pele descansar e se recuperar das agressões sofridas durante o barbear. Por isso o recomendado é cortar os pelos em dias alternados, dando um intervalo de um dia.

Agora é só seguir as orientações e manter um visual sempre bonito e elegante.

Top