Belém espera reunir mais de 2 milhões de fiéis para a festa do Círio de Nazaré

São esperadas 2,2 milhões de pessoas na festa mais tradicional de celebração do Círio de Nazaré, que acontece neste domingo (9) em Belém (PA)…

Imagem é levada para procissão na sexta-feira (7) (Foto: Divulgação/Círio de Nazaré 2011)

São esperadas 2,2 milhões de pessoas na festa mais tradicional de celebração do Círio de Nazaré, que acontece neste domingo (9) em Belém (PA) diante da Catedral da Sé.

Segundo informações do portal G1, o Círio de Nazaré – também chamado de “Natal dos Paraenses” é realizado desde 1793 e é considerada a maior manifestação religiosa da América Latina. A procissão tem um trajeto de 3,6 quilômetros, com seis pedaços de corda de duas polegadas de diâmetro até o local onde a imagem da Virgem será exposta em altar por 15 dias para visitação dos fiéis. As cordas totalizam 400 metros de comprimento e aproximadamente 500 quilos. De acordo com informações da Folha Online, o ritual começa com uma missa celebrada na Catedral da Sé às 5h e às 6h30 sairá a procissão com a imagem do Círio.

Este ano, a celebração sofreu algumas alterações: por exemplo, o arcebispo não abençoará a corda no começo do Sírio para evitar que a corda seja cortada pelos fiéis durante a procissão para assim não comprometer o ritual nem a segurança do evento. Outra alteração é de que a Polícia Militar intensificará a revista daqueles que participarão da procissão para evitar o uso de serra para o corte prematuro da corda, que será feito pela própria organização após a benção na Basílica Santuário.

Top