Beija-flor: Como atrair para o seu jardim

O mundo possui uma variedade de espécies na natureza, algumas são raras e outras surpreendem por causa da sua beleza. Um dos animais que…

O Beija-Flor é uma ave muito pequena (Foto:Divulgação)

O mundo possui uma variedade de espécies na natureza, algumas são raras e outras surpreendem por causa da sua beleza. Um dos animais que chamam muita atenção e que não é muito raro, principalmente no Brasil, são os beija-flores.

Esses animaizinhos atraem os olhares de todos e apenas são encontrados em grande concentração na América do Norte, Central e do Sul, sendo que das 320 espécies descobertas pelo homem a maioria fica concentrada na América do Sul, mais especificamente no Brasil.

Os beija-flores possuem características específicas impressionantes. Uma dessas características é o seu minúsculo tamanho, sendo considerada pelo Livro dos Recordes a menor ave brasileira, podendo chegar a apenas 6,5 centímetros incluindo cauda e bico e possuir um peso aproximado de 1,5 e 2,8 gramas.

Eles são encontrados em grande número no Brasil (Foto:Divulgação)

A ave possui uma exclusiva articulação tendo a possibilidade de desviar o voo em qualquer ângulo desejado, por isso esse bichinho consegui voar de cabeça para baixo, voar para trás e ficar parado no ar, com suas asas girando em forma de oito.

O beija-flor de chifre está no Livro dos Recordes por causa do seus batimentos de asas, cerca de noventa vezes por segundo. Mesmo assim, tornam-se admiráveis os beija-flores que possuem a média de batimentos de asas, cerca de sessenta vezes por segundo.

Mesmo sendo do tamanho do dedo mindinho de um ser humano adulto, esses animais gastam muita energia e para isso precisam de muito néctar. Como precisam de cerca de 6.660 calorias por dia, eles acabam se alimentando do néctar de aproximadamente mil flores. Porém, podem consumir mais calorias, principalmente no Inverno onde precisam manter o calor de seu corpo que é de 40° a 42°C.

Beija-Flores (Foto:Divulgação)

Àqueles que desejam ter um animalzinho desses em seu jardim basta escolher flores que possuam cores atraentes para eles, como as de cores vermelhas, amarelas, alaranjadas, brancas e azuis. Essa é ordem de preferência dessas aves. As que possuem um formato alongado foram feitas para esses animais que são os únicos que conseguem alcançar o néctar por causa do tamanho de seu bico.

Leia Também:  Fotos de pássaros lindos e coloridos

Eles conseguem aproveitar quase que completamente todo o açúcar que ingerem e tem a capacidade de ingerir os insetos que comem em um tempo de dez minutos. Esses são animais que contribuem para a polinização das plantas, bastam cinco segundos ingerindo o néctar para ajudar na proliferação das flores que os alimentam.

Com as flores nas cores certas, você poderá atrair esses belíssimos passarinhos que fazem com que seu jardim fique mais vivo, alegre e colorido.

Top