Bed and Breakfast: hospedar turistas em casa

Quem está pensando em viajar e só conhece as formas tradicionais de hospedagem como as pousadas, hotéis, albergues e hostels, agora vai conhecer uma…

Por Editorial MDT em 05/01/2012

Quem está pensando em viajar e só conhece as formas tradicionais de hospedagem como as pousadas, hotéis, albergues e hostels, agora vai conhecer uma novidade em hotelaria que é impressionante, tanto pela praticidade e charme como pela ousadia. Estamos falando do “cama e café” (ou Bed and Breakfeast, em inglês).

Esse modo de se hospedar é muito comum ao redor do mundo, em especial na Europa, e está virando moda inclusive aqui, no Brasil. Nesse sistema o turista se hospeda em uma casa de família local, que serão anfitriões, e, como o próprio nome já diz, lhe oferecerão cama e café-da-manhã, inclusos no valor das diárias.

Muita gente não se agrada com a ideia quando fica sabendo do que se trata, mas é melhor pensar nas vantagens, antes de fazer qualquer julgamento. A economia com os gastos em hotelaria é muito convidativa, e se hospedar num B&B (sigla pela qual o Bed and breakfast é conhecido no mundo inteiro) pode sair mais barato do que optar por um albergue da juventude, que desagrada quem que se incomoda com barulho e agitação. Outro ponto positivo é para as pessoas que realmente pretendem conhecer uma nova cultura, como estudantes que querem conhecer novas línguas. Ao aproximar o turista de uma família nativa, com seus costumes, língua e práticas sociais típicas, a possibilidade de observação e aprendizado é incomparável.

A dica é procurar pela sigla B&B nos guias de viagem, quando for passear no exterior, onde esse serviço é muito comum. A diária de um quarto B&B sai por volta de $40,00 dólares canadenses, sendo que esse valor pode variar para menos ou para mais, conforme a localização, estrutura e tipo de acomodação.

Quem mora no Brasil também pode desfrutar desse serviço, que está se tornando cada vez mais popular por aqui e se encaixa perfeitamente na personalidade do povo brasileiro, que é cativante e hospitaleiro.

A primeira rede de Cama e Café do Brasil

O Cama e Café (http://www.camaecafe.com.br) é a primeira rede B&B do Brasil e é uma adaptação brasileira desse método de hospedagem no exterior. A empresa conta com casas cadastradas em Olinda e no Rio de Janeiro, que podem ser consultadas através de uma central de reservas, onde são fornecidas informações sobre a residência, o anfitrião e as tarifas cobradas. Não é exclusivo para turistas internacionais, é um serviço de brasileiros também para brasileiros.

O B&B é uma opção que deve ser experimentada e é a alternativa perfeita para quem pretende viajar sozinho ou acompanhado, e quer vivenciar plenamente as experiências que uma viagem pode proporcionar. Afinal, do que mais precisa um viajante para estar bem acomodado, além de uma boa cama e um café da manhã caprichado?

Top