Bebidas que aceleram o metabolismo

Muitas pessoas desejam eliminar a gordurinha localizada e ficar com o corpo enxuto e uma silhueta esbelta. Essa tarefa não é fácil e exige…

Muitas pessoas desejam eliminar a gordurinha localizada e ficar com o corpo enxuto e uma silhueta esbelta. Essa tarefa não é fácil e exige muita determinação e disciplina. A boa notícia é que além da prática regular de exercícios físicos e dieta balanceada, é possível apostar no consumo de alimentos termogênicos que auxiliam no processo da perda de peso. Fique por dentro do assunto e saiba quais as bebidas são capazes de acelerar o metabolismo.

Confira dicas de bebidas que auxiliam a perda de peso. (Foto: divulgação)

Bebidas que aceleram o metabolismo

  • Café

Quando consumido com moderação, o café pode ser uma bebida reconfortante, que estimula um maior funcionamento do organismo resultando em queima de calorias. O efeito termogênico da bebida é resultado da presença da cafeína, um alcaloide que aumenta a velocidade dos processos metabólicos.

A cafeína pode auxiliar na perda de peso de duas maneias. Atua diretamente no tecido adiposo e aumenta o fluxo sanguíneo, e ainda estimula a liberação de epinefrina, capaz de induzir à queima de gordura. Outra vantagem é que a cafeína facilita a atividade motora por estimulação dos motoneurônios, permitindo que tarefas que exigem habilidades motoras sejam desempenhadas com maior facilidade.

A boa notícia é que a quantidade de calorias presente em uma xícara de cafésem açúcar é insignificante, e apesar dos níveis de cafeína não serem altos (aproximadamente 60 mg), é o suficiente para proporcionar uma ação satisfatória na queima de calorias. Vale lembrar que doses elevadas de cafeína, correspondente a mais de 4 xícaras por dia, tem efeito maléfico sobre a saúde e pode interferir no sono, causando irritabilidade, nervosismo e problemas gástricos.

A cafeína presente no café ajuda a emagrecer. (Foto: divulgação)

  • Chá verde
Leia Também:  Mamão e Aveia: Combinação Saudável

O chá verde, feito com folhas de Camellia sinensis, contém altos níveis de cafeína, o elemento responsável por aumentar a queima de gordura. Cada xícara pode conter até 50 mg dessa subtância. A vantagem desse chá que ajuda a emagrecer é que, além de auxiliar na perda de peso, também oferece outros componentes importantes para a saúde, como os polifenóis, poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres.

  • Guaraná

O consumo de refrigerantes não é uma boa ideia para quem deseja emagrecer e contribui para o ganho de peso. Em contrapartida, o suco de guaraná é rico em guaranina, uma substância muito parecida com a cafeína e, por isso, é capaz de auxiliar na perda de peso. É preciso lembrar que, assim como a cafeína, a guaranina deve ser ingerida com moderação para não causar problemas.

O chá verde ajuda a queimar calorias. (Foto: divulgação)

Apostar em bebidas termogênicas é uma boa forma de queimar gorduras e conquistar um corpo mais esbelto. É preciso tomar cuidado com a quantidade de bebida estimulante que é consumida, pois qualquer excesso pode ser prejudicial à saúde.

Top