Bebidas para tomar depois do treino

Fazer os exercícios corretamente e ter uma boa alimentação é essencial, porém hidratar o corpo também é muito importante. Quando fazemos exercícios físicos, nosso…

Por Editorial MDT em 20/02/2013

Fazer os exercícios corretamente e ter uma boa alimentação é essencial, porém hidratar o corpo também é muito importante. Quando fazemos exercícios físicos, nosso corpo perde líquido e desidrata. Pensando nisso, selecionamos dicas de bebidas para tomar depois do treino. Confira.

As bebidas isotônicas são excelentes para serem tomadas após o treino. (Foto: divulgação)

Importância da hidratação após o treino

A prática de exercícios físicos é essencial para nossa saúde e qualidade de vida. Vários benefícios podem ser adquiridos através dos treinos, como o aumento de gasto energético, melhoria da coordenação motora, alívio do estresse, melhora da capacidade cardiorrespiratória, prevenção de obesidade, diabetes e hipertensão.

A água compõe grande parte do nosso corpo, constituindo parte da massa muscular e também do peso de gordura. Para obter um bom desempenho, bom funcionamento cardiovascular e regular a temperatura corporal, é indispensável que o atleta tenha uma boa hidratação.

Quando se fala em hidratação, logo pensamos em água. Entretanto, ela não é a única sugestão. Para manter o corpo hidratado podemos consumir sucos, chás e muitas bebidas que podem ser ingeridas antes ou após o treino.

A água de coco é muito benéfica para o organismo após o treino. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos para aumentar a massa muscular 

Bebidas para tomar depois do treino

1. Bebidas isotônicas: a composição dessas bebidas é parecida com os fluídos presentes no nosso corpo. Elas são excelentes formas de repor a água e sais minerais perdidos através da transpiração. Dentre as opções de isotônicos estão a água de coco, soro caseiro e algumas opções industrializadas. Porém, essas bebidas devem ser evitadas por gestantes, hipertensos, diabéticos ou portadores de problemas renais, devido ao excesso de sais minerais presentes nas mesmas.

2. Água de coco: trata-se de um isotônico natural que contém muitos minerais, como potássio, sódio, cloro e fósforo. A água de coco ajuda na hidratação e também na absorção de minerais que são perdidos durante os treinos.

3. Sucos de frutas: os sucos naturais são ricos em vitaminas e minerais, sendo muito eficaz na hidratação do corpo. Além de serem refrescantes, proporcionam energia, acalmam e hidratam o corpo. Eles devem ser consumidos de forma alternada com a água e nunca substituídos.

Os sucos de frutas naturais são excelentes para serem tomados após o treino. (Foto: divulgação)

Veja também o que comer depois da academia 

Os treinos de exercícios físicos, tanto na musculação quanto em atividades aeróbicas exigem uma boa hidratação corporal para obtenção de um bom desempenho. Por isso, aposte no consumo de bebidas após o treino como sucos naturais, bebidas isotônicas e água de coco, pois ajudam a manter o corpo hidratado e ainda repõe os minerais perdidos no treino.

Top