Bebidas alcoólicas em festas: cuidados

Com a chegada do final do ano, as comemorações dão início a ceia de Natal, o Réveillon. São muitos os convites para o consumo…

Com a chegada do final do ano, as comemorações dão início a ceia de Natal, o Réveillon. São muitos os convites para o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. No entanto é preciso conhecer alguns limites. Devido a isso, conheças alguns cuidados que devem existir com as bebidas alcoólicas em festas.

Conheça os cuidados ao beber no ano novo.

O consumo abusivo de bebidas alcoólicas pode trazer algumas consequências. (Foto: divulgação)

 A hidratação é muito importante

A ingestão da bebida alcoólica afeta a produção de um hormônio denominado antidiurético. Ele é produzido no cérebro e tem sua ação sobre os rins. Lá, ele colabora com a reabsorção da água. Como consequência, o indivíduo, ao beber qualquer tipo de bebida alcóolica, acaba urinando mais vezes. Devido a isso, ele pode desenvolver uma desidratação. Assim, para combater a desidratação provocada pelo álcool, é necessário beber bastante água junto com a bebida.

Evitando os sintomas da ressaca

Quem abusa da ingestão de bebidas alcoólica corre o risco de acordar no dia seguinte de ressaca. Ela é um conjunto de sintomas de mal-estar, entre eles, vômito, diarreia e dor de cabeça. No entanto, a principal maneira para evitá-la é beber moderadamente. Outra maneira, é se alimentar adequadamente antes de ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.

Ganhando alguns “quilinhos”

Além das consequências anteriormente citadas sobre o abuso de bebidas alcoólicas, foi comprovado que elas possuem um alto teor calórico. Para se ter uma ideia, uma garrafa de cerveja ou de chopp possui em torno de 400 calorias. Sendo um ponto negativo para aqueles que querem perder os indesejáveis “pneuzinhos”.

Com a chegada das festas, muitas pessoas abusam do consumo de bebidas alcoólicas. (Foto: divulgação)

Realizando uma “boquinha” antes das festas

Como foi mencionado anteriormente, é muito importante que a pessoa evite beber em jejum, em especial, as bebidas destiladas. Isso porque elas são os principais responsáveis em desenvolver aquela sensação de mal-estar e tontura, durante a fase de ressaca. Assim, sempre que possível, orientamos que o indivíduo coma antes de consumir bebida alcoólica.

Leia Também:  Aprenda a fazer conservas caseiras

O consumo moderado é essencial

Muitas pessoas possuem dúvidas para saber qual o significado de “moderado” em relação a bebida alcoólica. Assim, especialistas afirmam que a quantidade moderada de bebida alcoólica é equivalente a: duas doses de uísque, uma garrafa de cerveja e meia garrafa de vinho. Acima dessa quantidade, o consumo já se torna abusivo.

Conheça outros cuidados

  •  Evite o consumo de alimentos e preparações ricos em gordura saturada para não sobrecarregar o fígado;
  • Evite o consumo de doces junto com a bebida alcoólica, eles podem colaborar com o aparecimento de dores de cabeça;
  • Descanse antes e depois do consumo abusivo de bebidas alcoólicas;
  • Uma alimentação saudável é essencial antes da ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica.

    Conheça alguns cuidados que devem existir antes de consumir bebidas alcoólicas. (Foto: divulgação)

Com a chegada das festas, muitas pessoas acabam abusando da ingestão de bebidas alcoólicas. No entanto, é necessário ter alguns cuidados antes de ingerir, de forma abusiva, as bebidas destiladas. Após conhecer quais são eles, basta seguir as dicas e usufruir dos benefícios.

Saiba mais sobre as bebidas afrodisíacas.

Top