Bebê com 3 meses: cuidados, dicas

No desenvolvimento infantil a criança passa por algumas fases especiais, onde os pais podem auxiliar oferecendo estímulos que farão grande diferença em sua vida…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

No desenvolvimento infantil a criança passa por algumas fases especiais, onde os pais podem auxiliar oferecendo estímulos que farão grande diferença em sua vida futura. Saiba mais sobre as peculiaridades dos 3 meses de vida e confira dicas e cuidados para os bebês com 3 meses.

Bebê com 2 meses: saiba mais sobre essa fase.

Bebês com 3 meses são capazes de levantar o peito e a cabeça quando colocados de bruços. (Foto: divulgação)

Estímulos motores

As crianças começam a apresentar alguns avanços no desenvolvimento motor no terceiro mês de vida:

  • Levantar a cabeça

Bebês de 3 meses começam a levantar a cabeça quando deitados de barriga para cima ou o peito e a cabeça quando colocado de bruços. Quando estão sentados com apoio a mobilidade é ainda maior.

  • Coordenação dos membros

Nessa etapa da vida as crianças começam a balançar as pernas e braços e dar chutes mais fortes. Comumente os bebês dessa idade são capazes de juntar as mãos, abrir os dedos e agarrar objetos.

Para acelerar o desenvolvimento motor, uma dica que vale a pena ser seguida é deixar o pequenino sentado e devidamente apoiado, para que, em seguida, chame sua atenção com algum brinquedo. Além de levantar e sustentar a cabeça, a criança estenderá a mão para tentar segurar o objeto.

Veja dicas de como ensinar o bebê a andar.

Ajustando o sono

Entre o terceiro e quarto mês de vida, o sono do bebê começa a se ajustar e os pais já conseguem ter noites mais tranquilas. Eventualmente, a criança acordará apenas para mamar, mas em alguns casos, noites completas de sono podem ocorrer apenas depois dos seis meses.

Algumas crianças são capazes de dormir noites inteiras por volta do terceiro mês. (Foto: divulgação)

Estranhamento

Apesar do bebê se familiarizar com o rosto dos pais antes dessa idade, ainda é possível que ele sorria e até aceite ir para o colo de estranhos. Mas a partir dessa fase as coisas começam a mudar e o pequenino já começa a demonstrar estranhamento com quem não é muito próximo.

Desenvolvendo a linguagem

No terceiro mês começa o desenvolvimento inicial da linguagem, quando a criança começa a oralizar e tenta imitar os sons dos adultos. Esse momento é bastante delicado e requer muito estímulo. Vale a pena os pais usarem muitas palavras e sons, e até mesmo uma ida ao supermercado pode se tornar uma excelente oportunidade para ensinar.

Veja dicas de como estimular o bebê a falar.

Outra dica que colabora substancialmente para o desenvolvimento da linguagem é manter o hábito de ler para os pequeninos, independente da idade da criança. Essa medida aumenta os laços afetivos e ainda desenvolve o ouvido para a cadência da língua. Uma recomendação é variar o tom da voz, usar sotaques ou cantar.

Nessa fase da vida os bebês começam a estranhar desconhecidos. (Foto: divulgação)

O terceiro mês de vida é um momento bastante especial na vida da criança, onde ocorre grande avanço no desenvolvimento motor e se inicia o desenvolvimento da linguagem. É muito importante que os pais não deixem esse momento passar em branco e saibam oferecer os estímulos certos.

Top