Beagles: como cuidar, dicas

Os Beagles são animais pioneiros a serem utilizados pela polícia e pelas tropas militares para a caça e rastreamento. Acredita-se que esta raça foi…

Os Beagles são animais pioneiros a serem utilizados pela polícia e pelas tropas militares para a caça e rastreamento. Acredita-se que esta raça foi desenvolvida a partir do Foxhound Inglês com outras cruzas de procedência imprecisa durante o século XVI na Inglaterra, até chegar-se ao padrão tal qual conhecemos hoje em dia.  Registros históricos apontam que a Rainha Elizabeth I e o Rei Henrique VIII, entre outros monarcas, possuíam grandes matilhas de Beagles para auxílio de caça.

Neste contexto, podemos afirmar que esta raça é sem dúvidas diferenciada e necessita de cuidados especiais. Por isso, veja a seguir como cuidar de um Beagle:

Conheça alguns cuidados especiais para se ter com cães da raça Beagle (Foto: Divulgação)

Como cuidar de um Beagle

O primeiro requisito para ser dono de um animal como este é ser responsável. Os Beagles são cães independentes, porém não podem ficar sozinhos por muito tempo e, uma vez que possuem um aspecto de caçadores, devem frequentemente fazer muitos exercícios físicos, caso contrário eles poderão ficar estressados de modo a destruir a sua casa ou ainda cavar o jardim inteiro, espalhando terra para todos os lados. Outro ponto importante é ser paciente, pois ao treinar um Beagle, é fundamental lembrar que esta raça não é muito obediente e você certamente poderá ver a dificuldade que eles têm em acatar ordens.

Beagles são cães independentes e possuem uma certa dificuldade para acatar ordens (Foto: Divulgação)

Tendo em mente os aspectos de seu comportamento, agora é primordial cuidar da alimentação de um cão da raça Beagle da forma adequada, pois, por serem mais frágeis, exigem que uma ração com acréscimo de nutrientes seja oferecida diariamente. Já a pelagem é resistente ao clima e às mudanças de temperatura, não exigindo muitos cuidados específicos nesta parte.

Leia Também:  Cuidados com a pele na praia

Doenças comuns em Beagles

As doenças mais comuns em Beagles se iniciam pela obesidade. Se você oferecer petiscos ilimitados para o seu cãozinho, ele incontestavelmente aceitará e isso gerará uma série de doenças como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios e cardíacos de uma forma geral.

Veja quais são algumas outras doenças mais comuns em cães.

Os Beagles tem mais propensão aos problemas oftalmológicos devido à genética (Foto: Divulgação)

Os Beagles são muito propensos às doenças oftalmológicas, como catarata, glaucoma, distrofia de córnea, o prolapso da glândula da terceira pálpebra a atrofia e a displasia de retina, que podem levar o cão à cegueira. Todos esses malefícios, ao serem detectados os sintomas, devem ser tratados imediatamente por um veterinário e caso necessário por vias cirúrgicas. Outro ponto importante é manter rigorosamente a higiene do ambiente do cachorro, visto que também por fatores genéticos eles podem apresentar alergias de pele. Seguindo essas dicas você poderá cuidar de um Beagle de uma forma mais responsável e consciente.

Confira também: Fotos de cães da raça Beagle.

Top