Batom: Saiba a maneira correta de usar cada tipo

Cremosos, brilhantes, com diversos tipos de efeitos, basta dar uma espiada em qualquer loja de cosméticos para saber porque as mulheres nunca se decidem…

Por Editorial MDT em 29/03/2012

O queridinho dos fashionistas de todo o mundo, os batons com efeito mate revigoram o visual de qualquer mulher.

Cremosos, brilhantes, com diversos tipos de efeitos, basta dar uma espiada em qualquer loja de cosméticos para saber porque as mulheres nunca se decidem quando o tema é batom. Com tamanha abundância de cores, acabamentos e texturas, realmente fica complicado saber como, onde e quando usar cada um deles de forma adequada.

Segundo especialistas os batons contemporâneos podem ser divididos em quatro categorias: cintilantes, cremosos, acetinados e com efeito mate. “O cremoso é o mais comum e muito versátil, pois serve tanto para o dia como para a noite”, afirma Junior Alves, maquiador do salão Beka International, em São Paulo.

De acordo com o especialista, o cremoso tem a vantagem de ser fabricado em cores vibrantes e ainda oferecer uma hidratação adequada para a boca. No entanto, ele possui pouca fixação e pode deixar borrados nos dentes. “Nesses casos, o correto é aplicar um lápis de contorno labial para ‘segurar’ o batom dentro dos limites dos lábios”, ensina. Outra alternativa é aplicar um pouco de corretivo nos lábios, que ajudará a adsorver melhor o tom.

Os cintilantes proporcionam o toque de brilho, ideal para eventos durante a noite.

Os cintilantes – adorados das brasileiras – proporcionam o toque de brilho, ideal para eventos durante a noite. “Eles dão um ‘up’ no visual e podem ser usados sozinhos ou por cima de outro batom”, explica Evani Cavanha, maquiadora do salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo. Como possui uma textura um pouco mais carregada, é importante aplicar um hidratante para os lábios antes de passá-lo.

Um dos mais usados pelas jovens, o batom acetinado é conhecido por ter efeito de gloss, isto é, uma composição mais leve, com um tom mais suave que adapta um ar mais natural. “Mesmo assim, possui uma boa duração e tem cores incríveis”, afirma Junior Alves. Sua praticidade na aplicação é ótima para a agitação do dia-a-dia.

O batom cremoso tem a vantagem de ser fabricado em cores vibrantes e ainda oferecer uma hidratação adequada para a boca.

Por fim, o queridinho dos fashionistas de todo o mundo, os batons com efeito mate revigoram o visual de qualquer mulher. “As cores são modernas e o visual fica diferente, interessante”, afirma o maquiador. Segundo ele, “os mates agora estão nos tons de vermelho, vinho e laranja”.

Para quem gosta somente das cores, o especialista ensina: “aplique um pouco de gloss apenas no centro do lábio inferior, para dar luminosidade nessa região e deixam a textura menos seca.” Essa mistura é ideal para jantares e eventos durante a noite.

Top