Batom efeito matte: dicas

Uma tendência que vem crescendo nesse verão é o uso do batom estilo matte. Para quem ainda não o conhece, trata-se do efeito opaco…

Por Editorial MDT em 12/12/2012

Uma tendência que vem crescendo nesse verão é o uso do batom estilo matte. Para quem ainda não o conhece, trata-se do efeito opaco que o batom tem, ou seja, é um batom sem brilho como estamos acostumados a ver. O mesmo já esteve no auge da preferência feminina na década de 40 e agora, volta com tudo! Segundo Sadi Consati, consultor criativo da empresa O Boticário, esse estilo de batom vem sendo o campeão de venda por dois anos consecutivos, e agora que está no foco da moda, pretende-se expandir muito mais. O grande sucesso é o batom com tonalidade 330, da O Boticário que é um matte vermelho intenso.

O batom matte virou moda e pode ser usado em diferentes makes. (Foto: Divulgação)

É o preferido do público feminino. Assim como o esmalte, blush e sombra possuem tonalidades e aspectos diferentes, o batom matte também tem suas peculiaridades. Ele deixa a boca da mulher seca,  não vaza e não desliza como os outros. Deixa com a aparência de pétalas de rosa, contando com um aspecto aveludado. É comum que esse tipo de batom permaneça por mais tempo nos lábios, isso porque para conseguir chegar a essa tonalidade, é necessário retirar todo o excesso de brilho e partículas de gloss, deixando-o mais seco, porém, mais versátil.

Marcas que vendem batom Matte

O Boticário está entre as marcas favoritas quando o assunto é batom mate. (Foto: Divulgação)

Além da O Boticário que acabamos de citar acima, algumas outras marcas estão apostando nessa coleção para fazer sucesso, são elas: Contém 1g, que vem com uma linha de lançamento de batons matte, com oito opções denominadas como Antique Mate, Flamingo Mate, Candy Mate, Ginger Rose Mate, Savana mate, Cranberry Mate, Orquidea Mate e Euforia Mate, contando em sua formulação vitamina E e o efeito opaco de que estamos tratando. Fora isso, também podemos encontrar em marcas como Natura, Avon , Revlon, M.A.C Maybelline, Duda Molinos, Mary Kay e Vult.

Que tipo de boca usar

O batom com efeito mate pode ser usado em diferentes tons de boca. (Foto: Divulgação)

Como batom matte é seco, não tem aquela cremosidade que os batons convencionais possuem, para usá-lo é necessário que antes de tudo você tenha uma boca bem hidratada, sem rachaduras. Vale lembrar que as rachaduras e o ressecamento dos lábios podem ser causados por vários fatores como a alteração de hormônios femininos ou até mesmo o excesso de sol. Nesses casos, a solução é aplicar um batom hidratante antes de aplicar o batom matte, além de criar uma rotina de sempre hidratar a boca, assim como se faz com o resto do corpo.

Leia também:

Batons à prova de beijo Make Up Forever

Batons escuros: como usar

Top