Batata: benefícios para a saúde

A batata é um alimento presente na mesa dos brasileiros, ela pode ser preparada de diversas maneiras, mas nem todas são recomendadas. Para manter…

Por Editorial MDT em 09/02/2012

A batata em benefício da nossa saúde

A batata é um alimento presente na mesa dos brasileiros, ela pode ser preparada de diversas maneiras, mas nem todas são recomendadas. Para manter o organismo saudável é aconselhável evitar frituras e alimentos gordurosos, por isso para aproveitar os benefícios da batata ela deve ser consumida cozida ou assada.

Ela é um alimento rico em vitaminas C e B6, cobre, manganês e fibras alimentares, também é excelente para produção de energia, por conter grande quantidade de carboidratos. É ideal para atletas, por concentrar a sua energia nos músculos e no fígado, ideal para aguentar os exercícios forçados atuando no desempenho dos atletas.

Graças ao alto teor de fibras solúveis e insolúveis que a batata contém ela ajuda na digestão, também é ótima para combater úlceras de estômago e até hemorroidas. Além disso, pode ajudar na prevenção do câncer nas glândulas e nos órgãos com o tecido epitelial.

Para pessoas que têm diabetes a batata é um ótimo alimento, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, consequentemente auxilia na resistência a derrames e ataques cardíacos. O teor de potássio encontrado no alimento ajuda na manutenção dos eletrólitos das células do corpo.

Batata rica fonte de energia para os músculos

Conhecendo a batata

A batata tem o nome cientifico de “Solanum tuberosum” e é um tubérculo perene. Ela tem origem do Peru na região dos Andes e foi cultivada há 7000 anos pelos incas, e só foi introduzida na Europa a partir do século XIV, depois foi disseminada pelo mundo. É uma das maiores fontes de alimentação da humanidade. Existem mais de 3000 variedades de batatas, algumas apresentam a casca vermelha.

Por ser rica em nutrientes e vitaminas ela deve ser cozida com casca para que as suas propriedades nutritivas permaneçam. Os maiores produtores mundiais de batatas são: Índia, Ucrânia, Rússia, Estados Unidos, China, Alemanha, França, Bielorrússia e Países Baixos.

Existem tipos específicos de batatas para cada maneira de preparo, confira algumas delas:

Batata Doce – possui sabor adocicado e é rica em vitamina “A”, ideal para cozinhar ou assar;
Batata Barôa – é conhecida como mandioquinha salsa, com formato fino e comprido, seu sabor é acentuado. Ideal para fazer purê;
Batata Atlantic – de formato oval, com polpa branca, ideal para fazer frita em rodela ou como “chips”.

Depois de conhecer os benefícios da batata e a rica fonte de energias que ela possui, basta acrescentar na dieta e ter muito mais saúde e disposição para as atividades diárias.

Batata Doce rica em vitamina "A"

Top