Basquete masculino do Brasil estreia contra o Uruguai no Pan

Pelo Grupo B do torneio, a Seleção Brasileira encara ainda Estados Unidos e República Dominicana na primeira fase. Na história, Brasil já faturou cinco medalhas douradas com o basquete masculino

Marcelo Machado é um dos grandes nomes do basquete masculino do Brasil no Pan

A Seleção Brasileira masculina de Basquete chega com o moral elevado para disputar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, depois da boa participação no Pré-Olímpico da Argentina, que culminou com a conquista da vaga para as Olimpíadas de Londres em 2012.

Comandada pelo técnico Ruben Magnano, o Brasil busca o quarto ouro pan-americano consecutivo na edição mexicana do Pan. Sem contar com três importantes atletas, o ala Alex Garcia e os pivôs Tiago Splitter e Caio Torres, a seleção estreia no Pan contra o Uruguai, no dia 26. Na sequencia, os brasileiros encaram a Seleção dos Estados Unidos e encerram a participação na primeira fase pelo Grupo B diante da República Dominicana.

Já na chave A estão Canadá, México, Porto Rico e Argentina. Segundo o regulamento da competição, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

Pelo torneio masculino de basquete, o Brasil já subiu ao lugar mais alto do pódio cinco vezes: nas edições do Pan de Cáli-71; Indianápolis-87; Winnipeg-99; Santo Domingo-2003 e Rio-2007. Além disso, o basquete brasileiro já faturou duas pratas e seis bronzes.

Adversários do Brasil na primeira fase do Pan

Brasil x Uruguai

Brasil x Estados Unidos

Brasil x República Dominicana

Top