Banho em cães: cuidados

O cachorro é o melhor amigo do homem, mas não quer dizer que ele tenha que tomar banho com a mesma frequência do seu…

Por Editorial MDT em 19/02/2012

Torne o banho do seu cão prazeroso para os dois

O cachorro é o melhor amigo do homem, mas não quer dizer que ele tenha que tomar banho com a mesma frequência do seu dono. Os cães necessitam de banho para tirar parasitas de pelo ou para eliminar a sujeira. Manter o cachorro limpo e higienizado é a garantia que a casa vai manter-se limpa e também longe de parasitas.

É indicado para o banho dos cães que seja a cada 15 dias, isso dependendo do tipo de vida do cachorro e do tipo de pelagem que ele tem. Os que tiverem muito pelo devem tomar banho com intervalo maior para evitar que o excesso de umidade que fica no pelo cause doenças na pele.

Boa parte das pessoas que tem cães o leva ao Pet Shop para dar banho e fazer a tosa higiênica, e não tomam conhecimento de como deve ser feito. Se por um eventual descuido o animal fugir e se sujar em horário que o Pet não esteja funcionando, é hora do banho caseiro. Confira algumas dicas para dar o banho em casa.

Dê o banho no seu cão com segurança

Como deve ser o banho do cão.

Antes de começar a dar banho no cachorro é indispensável ter por perto os seguintes itens:

– Shampoo próprio para cães;
– Toalha;
– E uma coleira para prender o animal e evitar algum acidente.
– Use água morna, evite água muito quente ou muito fria, pois pode resfriar o animal;
– Mantenha uma conversa doce com ele para mantê-lo calmo;
– Escove o pelo durante o banho para que saia os pelos soltos;
– Tampe as orelhas do animal com algodão para evitar que entre água no canal auditivo e provoque otite;
– Se o seu cão gosta de secador, use na temperatura morna, mas se ele não gostar procure dar o banho em dias quentes para que ele possa secar-se sozinho.

Dicas:

Se o cachorro não for bem seco ele corre o risco de pegar uma infecção que provoca o tão temido “cheiro de cachorro molhado”. Esse odor é decorrência de uma reação química da água com secreções produzidas pelo animal.

Depois do banho leve seu cachorro para brincar ao ar livre, faça-o correr para secar os pelos. Essa atividade vai deixá-lo muito mais feliz e vai fazer com que passe a gostar do banho.

Existe um shampoo especifico para cada tipo de pelagem, clara, escura e 2 em 1. Você encontra esses produtos e muito mais nos Pet Shops, ou em casa veterinárias.

Escovar o pelo do cachorro diariamente afasta parasitas do tipo pulgas, carrapatos, mantém o pelo limpo e retira os que estão caindo. Esse procedimento evita que a casa fique cheia de pelos espalhados pelos cômodos.

Cuidar do seu animalzinho de estimação com amor e carinho, vai fazê-lo muito mais feliz e a retribuição vem em forma de companheirismo, dedicação e muito amor pelo seu dono. Lembre-se que ele também tem sentimentos e a felicidade dele depende de você.

Cachorro feliz depois do banho

Top