Banho de balde em bebê: passo a passo

O banho do bebê em balde está virando febre entre as mamães. Apesar de parecer apenas uma moda, segundo especialistas esse tipo de banho…

Por Editorial MDT em 28/02/2013

O banho do bebê em balde está virando febre entre as mamães. Apesar de parecer apenas uma moda, segundo especialistas esse tipo de banho permite que a criança se sinta mais confortável e segura no balde, graças à semelhança do formato do útero da mãe. Veja passo a passo como dar banho de balde em bebê.

O banho de balde é um excelente método para deixar os bebês relaxados. (Foto: divulgação)

Banho de balde em bebê

A hora do banho é um momento muito complicado para os bebês. Algumas vezes eles choram porque não querem entrar na água e outras por que não querem sair. Entretanto esse momento deve ser muito tranquilo para evitar os choros. Um método que tem sido muito usado pelas mães para acalmar os bebês em banho em baldes.

Nas banheiras o bebê é colocado de barriga para cima, fazendo com que eles se sintam desprotegidos. Já os baldes proporcionam segurança para a criança, fazendo com que ela se lembre da posição fetal no útero da mãe.

A ideia do banho foi criada na Holanda e tem como principal objetivo usar o banho para relembrar os momentos vividos na barriga da mamãe. Tudo isso faz com que os pequenos se sintam seguros e relaxados. Além disso, a água aquecida ajuda a aliviar as cólicas.

O banho de balde é muito agradável para a criança. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados com o banho do bebê 

Passo a passo como dar banho de balde em bebê

1. Trata-se de um banho terapêutico, sendo assim o foco principal não é a higiene. Porém, esse momento pode ser usado para realizar a higiene do bebê;

2. Se o bebê for muito pequeno e você não se sentir seguro, o ideal é enrolar a criança em uma toalha, deixando somente a cabeça para fora. Encha o balde somente até a metade com água aquecida;

3. Se não for necessário enrolar a criança em uma toalha, enrole as pernas como se ela fosse sentar e coloque dentro do balde. Ela irá amar, pois essa posição é muito confortável;

4. Jamais deixe a criança sozinha no balde para fazer outra coisa. A mãe deve ficar perto da criança para evitar que o bebê se afogue ou segurando a cabeça da mesma para ela não cair. Quando ele começar a relaxar, irá gostar muito dessa história;

5. Não deixe a criança durante muito tempo na água, pois ela vai esfriando com a temperatura ambiente e pode diminuir a temperatura corporal do bebê. O ideal é que o banho de balde dure apenas alguns minutos.

É preciso ter cuidado para não afogar a criança. (Foto: divulgação)

Veja também primeiro banho do bebê, cuidados 

O banho de balde é um grande aliado do relaxamento do bebê. Afinal, ele se parece muito com útero da mãe onde o bebê passou toda a gestação. É preciso ter alguns cuidados durante o banho para que o bebê não se afogue ou perca sua temperatura corporal normal.

Top